Breaking News

DICA DE EXCEL: CONTROLE DE VENCIMENTO, USANDO FUNÇÕES DE DATAS


 Vocês lembram que já aprendemos sobre as funções de data no Excel, né? No post de hoje vamos trabalhar com a aplicação dessas funções… é muito importante saber quando usar uma função, sempre que requisitado e a melhor maneira é praticando!

Então vamos fazer uma breve retrospectiva das funções de data. Veja abaixo:

Função HOJE() – Retorna a data atual do computador.

=hoje()

Função DIA.DA.SEMANA() – Retorna ao dia da semana em forma numérica, onde: 1 = domingo; 2 = segunda; 3 = terça; 4 = quarta; 5 = quinta; 6=sexta; 7= sábado.

=dia.da.semana(B1)

Função AGORA() – Retorna ao dia e hora atuais do computador.

=agora()

Função DIAS360() – Retorna a diferença passada entre uma data e outra.

=dias360(A1;B1)

Vamos trabalhar uma aplicação bem simples, mas explicativa, para calcular o vencimento de produtos.

Abra o Excel;
Monte a Planilha abaixo;

Para encontrarmos a data atual usaremos a função HOJE. Na célula C4, digite =hoje()  e enter, assim aparecerá a data atual… repita nas demais células;

Observem como ficou nossa coluna de data atual, lembrando que ela sempre se manterá atualizada:

Agora vamos calcular os dias passados usando a função DIAS 360. Sempre que utilizarmos precisaremos de duas datas: uma data inicial, que em nosso caso é a data de fabricação e uma data final, que é a data atual.

Façam o mesmo com as demais células
Para facilitar ainda mais a compreensão do usuário, vamos acrescentar uma função SE, que estabelecerá que os produtos acima de 365 estarão “VENCIDOS” e caso não esteja esteja dentro do prazo, escreva “NO PRAZO”

Façam a mesma fórmula nas demais células, =SE(D5>365;”VENCIDO”;”NO PRAZO”); lembrando que SE os dias passados forem maiores que 365,  então “VENCIDO” ou se não “NO PRAZO”. Vejam abaixo como ficou nossa planilha:








 Esperam que tenham gostado do post!

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço