Breaking News

Pacotão: configurando atualização do Windows e acesso ao WhatsApp


Atualização problemática do Windows


Leitores enviaram dúvidas sobre a configuração da atualização do Windows, comentada na coluna da segunda-feira passada. (Leia aqui o texto da coluna)

Como evitar que essa atualização seja instalada novamente no caso de manter a atualização automática ativada? Eu desativei essa atualização automática e estou usando a opção de buscar atualizações, mas eu vou escolher as que devem ser instaladas, fiz certo?

Alexandre Candido

Basta acessar o “Windows Update” no Painel de Controle, entrar nas configurações de atualização e desmarcar a caixa referente à atualização que você não quer instalar, como na imagem:

Vale lembrar que a própria Microsoft suspendeu a distribuição da atualização. Embora a empresa pudesse ter sido um pouco mais ágil nessa questão, é ter em mente que atualizações que causam muitos problemas são normalmente suspensas.

Na terça-feira (23), a Microsoft fez um relançamento da atualização, sob outro número, de modo que agora ela será novamente distribuída. Porém, ela não deve causar os mesmos problemas que antes.

Configurando atualizações manuais

Olá, Altieres – Tenho preferido atualizar manualmente, depois de receber um Aviso da Microsoft, e não automaticamente. A razão disso é não baixar atualizações OPCIONAIS, que sobrecarregam o computador, e em vez disso, baixar e instalar as que vêm classificadas como “IMPORTANTES”. Na sua opinião, minha postura está correta ou você acha que devo, de qualquer maneira, instalar automaticamente TODAS as atualizações? Obrigado.
Sylvio Haas

Não há problema em manualmente instalar tudo, apenas lembre-se que os hackers não aguardam muito tempo antes de explorar uma falha. A atualização dá aos hackers as informações necessárias para criar um código que a explora. Portanto, depois da atualização é questão de tempo até uma falha ser explorada. Demorar uma semana para instalar uma atualização, por exemplo, não é uma boa ideia.

De qualquer forma, o Windows em geral não instala as atualizações realmente opcionais — apenas as atualizações de segurança são instaladas automaticamente. Mas mesmo as atualizações opcionais normalmente não sobrecarregam o computador. Elas são “opcionais” porque corrigem alguma falha de menor importância (não necessariamente de segurança). Por exemplo, um “bug” no Windows que causa travamentos ou incompatibilidade com algum software.

Essas atualizações opcionais podem ser “deixadas para depois” e são normalmente incluídas quando a Microsoft lança um novo Service Pack para o Windows, então você vai ter elas no sistema mais cedo ou mais tarde. A única diferença, mesmo, é que não são atualizações urgentes, exceto para casos específicos.

Outras atualizações opcionais são drivers para o uso do hardware. Nesse caso, é normalmente melhor aguardar um pouco. Mas essa atualizações nem sempre são instaladas automaticamente.

Existem ainda outros “remendos” para o Windows que nem aparecem no Windows Update e só estão no site da Microsoft para serem baixados por quem enfrenta uma situação específica.

Instalação do WhatsApp

Meu amigo baixou o meu WhatsApp para mim com a conta dele, sei lá. Mesmo depois de eu ter excluído o aplicativo, ele consegue ler minhas mensagens?

Bernardo

Bernardo, não existem “contas” no WhatsApp. O WhatsApp usa apenas o número do celular para o envio de mensagens, igual o SMS. É claro que, se você vender seu telefone, mesmo que fique com o número, deve antes utilizar a opção para restaurar à configuração de fábrica, o que vai apagar todos os programas, inclusive o WhatsApp, garantindo que o comprador ou novo dono do celular não tenha acesso às suas mensagens.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço