Breaking News

Tumulto marca paralisação de professores e alunos da Ufopa


Manifestantes impediram entrada de pessoas no campus
Durante a manifestação, houve confusão, pois quem precisou ter acesso à universidade foi impedido.

Alunos e professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizaram manifestação na manhã desta terça-feira (23), em Santarém. Estudantes e professores do campus Boulevard voltaram a pedir mais estrutura e a mudança na reitoria da universidade. Semana passada, a manifestação foi no campus Tapajós.

Durante a manifestação, houve confusão, pois quem precisou ter acesso à universidade foi impedido.

Cartazes expressaram o pedido dos alunos. Eles são contra a permanência do atual reitor, Seixas Lourenço. Os universitários também acusam a reitoria de falta de diálogo e de monopolizar as decisões tomadas na universidade.

O pró-reitor de comunidade, cultura e extensão tentou conversar com os alunos, mas foi vaiado. 

Posicionamento da Ufopa

A Reitoria da Ufopa se pronunciou sobre a tentativa de interrupção das aulas, neste dia 23 de abril de 2013, no Campus Amazônia.

Confira a nota na íntegra:

"Visando dar efetividade ao diálogo que foi aberto entre a Administração da Ufopa e a Direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) desta Universidade, está sendo aguardada, até hoje, a entrega da pauta de reivindicações da representação estudantil, resultante do acordo na última reunião, de iniciativa da Reitoria, no dia 18 de abril passado. Foi então firmado o acordo para a entrega desta pauta na segunda feira seguinte, dia 22 passado. A pauta não foi entregue até a presente data.

No entanto, intempestivamente, algumas pessoas, que se identificam como alunos, posicionaram-se no interior das instalações do Campus Amazônia, desligando a energia e tentando impedir a entrada das pessoas, incluindo professores, servidores técnicos e os estudantes, prejudicando parte das aulas em algumas turmas. Os piqueteiros usaram de truculência no sentido de impedir a entrada das pessoas no prédio.

O pedido de audiência com o reitor da Ufopa foi aceito, ficando acordado com o DCE para após a análise da pauta de reivindicações a ser entregue. Portanto, não cabe tal invasão e desrespeito ao direito de ir e vir dos cidadãos de nossa sociedade, fundamento dos princípios democráticos.

A Reitoria da Ufopa reitera sua disposição de receber a Direção do DCE, como representação estudantil, conforme o acordo firmado, aguardando a entrega da pauta para análise."

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço