Breaking News

Definida data do XI Festival do Pirarucu em Santa Maria do Tapará


O tradicional evento que reúne os melhores pratos à base do Pirarucu vai ser realizado no domingo, 19 de novembro. No sábado (18/11) moradores farão apresentações culturais.

Em reunião realizada na ultima quinta (14) na comunidade, pescadores definiram atrações, datas e pratos que integrarão a décima primeira edição do Festival do Pirarucu realizado no barracão da comunidade localizada às margens do Rio Amazonas

Para este ano serão usados 300 quilos de pirarucu oriundos do manejo do Lago da comunidade conservados através do acordo de pesca.

O evento importante no calendário dos ribeirinhos é resultado do ano de fiscalização voluntária nos lagos e marca o sucesso da iniciativa comunitária de conservação da espécie que corre o risco de extinção na região Amazônica.

A comunidade está mobilizada para a edição de 2017 do Festival que envolve a participação de homens para a pesca comunitária e de mulheres para a confecção dos pratos.
Segundo o coordenador do núcleo de base de Santa Maria do Tapará, Odirlei Sousa

“Está tudo organizado. Agora estamos reformando o barracão para esse festival que é muito bonito. Estamos na expectativa de receber bastante gente, em torno de mil pessoas” – explica.

Manejar o pirarucu é uma missão árdua que conta com a ajuda de parceiros. O coordenador da Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente José Antônio Bentes enfatiza: “A comunidade já começou a se mobilizar desde o início do ano, no sentido de promover um festival que atenda as diferentes perspectivas, sobretudo aquelas que a comunidade tem que é o fortalecimento do recurso do pirarucu ligado ao manejo. Além de uma manifestação cultural, é uma atividade que fortalece bastante a atividade econômica em torno da pesca manejada do pirarucu”.

O cardápio será a base de Pirarucu assado, cozido, na manteiga, desfiado de pirarucu, no escabeche e etc.


Fonte: RG 15/O Impacto e Samela Bonfim/Ascom Sapopema

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço