Breaking News

Opinião

14 de Outubro de 2014

Pais podem contestar na Justiça aumento de mensalidade escolar


Desde 1999, a Lei nº 9.870 regula os reajustes de mensalidades escolares. Entre as regras estabelecidas, a lei determina que só pode existir um aumento por ano letivo, sempre utilizando como base a última parcela da anuidade ou semestralidade legalmente fixada no ano anterior.

Além disso, estabelece que tal reajuste só pode ocorrer mediante a apresentação de planilhas de custos para comprovação do percentual de variação dos gastos com investimentos em pessoal e aprimoramentos no processo didático-pedagógico.

A lei também prevê que a planilha de custos com a justificativa do aumento, juntamente com o valor da nova mensalidade, termos do contrato e número de alunos por sala deverão ser afixados em local visível e de fácil acesso na escola, 45 dias antes do prazo final para a realização da matrícula.

Embora as normas tenham apresentado avanços nas regulamentações do setor, uma questão importante ficou de fora: ela não estipula teto para correção do valor a ser corrido nas mensalidades, podendo submeter o consumidor a reajustes acima da inflação, por exemplo.

Para o Idec (instituto de defesa do consumidor), o valor de reajuste de mensalidade escolar superior à previsão do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) - o índice oficial da inflação no país - para o ano constitui uma vantagem excessiva da instituição sobre o consumidor. O instituto acredita também, que o valor proporcional do reajuste da anuidade deveria estar vinculado a algum índice, o que muitas vezes não ocorre.


"O fato de não existir um valor máximo para o reajuste da mensalidade não impede que o consumidor conteste o aumento."


Para se ter ideia dos aumentos praticados pelas instituições, basta observar um estudo realizado o ano passado pelo Idec, que constatou que os valores das mensalidades escolares haviam aumentado 43% nos  últimos quatro anos.  

Mas a boa notícia para o consumidor é: a relação entre pais, alunos e escolas é considerada uma relação de consumo e está assegurada também pelas normas previstas no CDC (Código de Defesa do Consumidor). Ou seja, as instituições de ensino devem respeitar o direito à informação, transparência e boa-fé. Caso os pais notem valores abusivos, podem contestar fazendo o uso dos direitos garantidos pelo artigo 39 do CDC.

Portanto, o fato de não existir um valor máximo para o reajuste da mensalidade não impede que o consumidor conteste o aumento. Caso se depare com um aumento que considere abusivo, pode solicitar à escola a justificativa de tal reajuste. Se não concorda com o argumento da instituição, o pai ou responsável por pagar a mensalidade pode entrar em contato com o Procon ou entrar com uma ação no JEC (Juizado Especial Cível). Para ações cujo valor não ultrapasse 20 salários mínimos, a contratação de advogado não é necessária.

Outra saída adotada por muitos consumidores é reunir um grupo de pais para contestar o aumento na Justiça. O Idec aconselha primeiramente tentar conversar com a escola para pleitear uma resolução amigável e entrar na Justiça somente se o acordo não for possível.


Há ainda a alternativa de solicitar descontos na escola. Quem paga em dia ou possui mais de um filho matriculado na mesma instituição normalmente tem mais argumentos na hora de negociar com a escola.

Fonte: Claudia Almeida, advogada do Idec, sobre o preço de mensalidades escolares







13 de outubro de 2014

Opinião: Um país sui generis

Por: Pedro Cardoso da Costa*

Certa vez, numa reunião de trabalho, sugeri que formulários para requerimentos do eleitor à Justiça Eleitoral fossem disponibilizados nas livrarias, bancas de jornal, como eram os de registro geral – RG e de cadastro de pessoa física – CPF. Quase fui linchado, pois se tratava de algo inimaginável à época, devido à alegada falta de segurança que esse procedimento geraria.

Hoje, o próprio título sai impresso e com assinatura já no próprio sistema. Há a incoerência ainda de se fazer todo o processo eletrônico e imprimir o requerimento no final. Atualmente existe resistência semelhante com relação ao processo eletrônico nas diversas justiças brasileiras. Um dia se chegará à conclusão que riscos existem e devem ser enfrentados, e todo o processo eleitoral, incluindo a votação que, mesmo que mais tarde do que deveria, será inevitavelmente realizado pela internet.

O que faz levar à conclusão de que este país é mesmo uma tremenda salada de frutas em alguns fatores administrativos, especialmente quanto à burocracia, difíceis de quaisquer explicações logicamente plausíveis.

Já temos até tradição. Nos anos oitenta, a burocracia era tão grande que o governo federal chegou a criar o Ministério da Desburocratização, que teve duração de sete anos, de 1979 a 1986.

Mais recente, houve uma grita geral quanto à nomeação de José Antonio Dias Toffoli para ministro do Supremo Tribunal Federal porque ele teria sido reprovado em dois ou três concursos para juiz de primeira instância. O defendi na época sob o argumento da capacidade de progressão das pessoas. Uma defesa somente em teoria, já que é difícil de conceber que alguém não seja capacitado a ser juiz de primeira instância e se tornar juiz da mais alta corte do país.

No dia 2 de outubro de 2014, o próprio Supremo Tribunal Federal decidiu, com base na Constituição Federal vigente há 26 anos, que nenhum servidor público pode receber salário acima do teto constitucional. Com tantas instituições de fiscalização, jurídicas, de departamentos de controles internos e ninguém foi capaz de evitar essa sangria institucional de pagamentos indevidos. Ainda assim, o STF manteve a tradição jurídica de não obrigar a devolução por quem recebeu irregularmente. Não se sabe se a argumentação foi a de sempre, de que o servidor recebeu de boa-fé, que só funciona em favor dos servidores, já que as diversas instituições públicas também pagaram pelo mesmo princípio e muitas vezes obrigadas por decisões judiciais.

Existem outras incoerências, como os funcionários da Justiça Eleitoral, mesmo os de serviço meramente burocrático, não poderem se candidatar a cargo eletivo; os próprios ministros de o Supremo serem indicados pelo presidente da República, sabendo-se que eles serão os julgadores do responsável pelas suas nomeações; um candidato eleger vários outros, como sempre acontece, quando outros não são eleitos mesmo obtendo muito mais votos.

Na cidade catarinense de Rio dos Cedros, a suplente Gilmara Elisa Ricardo tomou posse como vereadora sem ter tido nenhum voto. Na eleição em que concorrera ela teria votado no marido. Não há dúvida de que se trata de cargo de representação do povo, o que gera a dúvida a quem ela estaria representando. Outra coisa inexplicável é a presidente da República não precisar se afastar para concorrer à reeleição, o que teria que fazer caso se candidatasse a vereadora.

Para fechar, o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários disse na Folha de S.Paulo do dia 6 de outubro de 2014 que para liberar um navio para funcionar há a necessidade de aprovação por 26 órgãos fiscalizadores e de 935 documentos. O quê que há meu país?

*É Bacharel em direito



13 de Outubro de 2014


###A criação dos Estados do Tapajós e Carajás é tabu para o candidato Helder Barbalho.###Na visita que fez a Santarém, na última quinta-feira (9), o peemedebista só falou com os repórteres da emissora dele e fugiu dos demais jornalistas.###Temeu ser questionado sobre o tema que ele tanto evita falar.###Por que será?###Lira Maia, coordenador da campanha do plebiscito, também está proibido de tocar no assunto###O ex-vereador José Maria Tapajós tem pretensões ambiciosas para 2016.###A votação expressiva nestas eleições oxigenou o nome de Tapajós para uma possível disputa pela Prefeitura de Santarém.###A Era Rocha chegou ao fim.###O resultado do próximo dia 26 também pode sepultar de vez alguns defuntos que teimam em vagar no mundo dos vivos.###A distribuição de panfletos apócrifos contra o governador Simão Jatene é uma atitude típica de desesperados.###Vergonhosa a votação obtida pelo vereador Francisco Sousa, candidato a deputado federal nestas eleições.###Vaidade pura!###Acabou prejudicando quem realmente tinha chance de disputar uma vaga à Câmara Federal.### Socorro Pena, liderança petista em Santarém disse que tolera quase tudo na política, menos hipocrisia. Tá certa!###O empresário Francisco Aguiar começou a receber convites para festas de aniversários e churrascos desde que se elegeu deputado federal.###O município precisa de novas lideranças políticas.###Quem ficou bem na foto foi a vereadora Marcela.###Mesmo com uma campanha modesta, ela obteve 94.387 votos!### Um dinossauro da política paraense não conseguiu se reeleger. ###Trata-se de Giovanni Queiroz (PDT), cujo reduto é o sul do Pará. ### A campanha de Simão Jatene reclama que muitos prefeitos do seu partido estão fazendo corpo mole.###O deputado Nélio Aguiar perdeu uma reeleição certa para deputado estadual acreditando que seria um dos recordistas de votos para a Câmara Federal. Nélio corre o risco de cair no ostracismo político sem mandado. ###Ninguém saiu mais frustrado destas eleições que o vereador Henderson Pinto, sobrinho do ex-prefeito Lira Maia. Certo de que teria lugar certo na Alepa, o democrata ficou fora por míseros 39 votos! ###Para quem acreditava que o tio famoso transferiria votos garantindo assim sua eleição errou feio.###Fosse assim, Henderson teria sido o vereador mais votado da história de Santarém.###Os tempos são outros.### O povo de Santarém mandou um recado aos políticos locais sobre o quanto estes perderam a confiança e credibilidade junto ao eleitorado santareno. ###É por causa do descaso com os problemas sociais, o abandono e falta de vontade política pra resolver os problemas que os santarenos estão pedindo ajuda aos candidatos de fora.###O empresário César Ramalheiro pensa seriamente entrar para a vida pública.###Começou a receber convites para se filiar e quem sabe participar do próximo pleito municipal disputando o cargo majoritário.###O empresário, dono do Grupo CR, é um dos maiores investidores santarenos e suas empresas geram mais de mil empregos em Santarém, sendo hoje um dos empresários que mais contribui com o desenvolvimento econômico do município.###Um bom nome para prefeito da cidade.





07 de Outubro de 2014

Mudanças climáticas, código florestal e emissões de carbono geram polêmica entre Aécio e Dilma. Análise: quem tem razão?



Apesar do protagonismo de Marina Silva na campanha presidencial – e da presença no páreo de um respeitado candidato do Partido Verde, o ex-deputado e ex-secretário de meio ambiente de São Paulo Eduardo Jorge – os temas ambientais ficaram paradoxalmente ausentes no debate eleitoral até o momento. Aparentemente, a campanha de Marina entendeu que sua candidata precisaria ganhar credibilidade entre os eleitores sobre outros temas e buscou se afastar do eventual estigma redutivo de candidata ambientalista. Por outro lado a presidente, que não mediu esforços para atingir a imagem da rival, não utilizou sua atuação como ministra do meio ambiente para criticá-la, possivelmente para não gerar um eventual fogo amigo contra o governo do presidente Lula. Mas nem sequer Aécio, que não enfrentaria em tese esta restrição, tocou nessa tecla.

Porém o tema “mudanças climáticas” se tornou finalmente objeto de troca de farpas no último debate, não por escolha dos candidatos e sim porque a Globo o incluiu entre aqueles prioritários para serem discutidos. E foram Aécio e Dilma os que tiveram de se manifestar a respeito. Vamos procurar entender o que disseram e a procedência dos argumentos utilizados.

A presidente Dilma iniciou destacando o compromisso de redução de emissão para 2020 assumido pelo Brasil e a redução “sistemática” do desmatamento. Talvez se deva aqui corrigir o uso do adjetivo sistemático, pois na realidade ao longo dos últimos anos houve uma substancial estabilização nas taxas, após uma expressiva redução no segundo governo Lula. E também deve se observar que Dilma deixou de esclarecer que a redução é apenas relativa à Amazônia (pois nos demais biomas não foi registrada a mesma redução). Mas, considerando a exiguidade do tempo disponível, a introdução da presidente pode ser considerada correta em geral.

Aécio partiu imediatamente para o ataque, afirmando que a gestão da presidente se caracterizou por ir na contramão da sustentabilidade, ao ser marcada por uma política de subsídios aos combustíveis fósseis. Esta afirmação é correta e é legítimo, de fato, associar o governo Dilma a um forte subsídio para os combustíveis fósseis. Aécio não tem um histórico explícito de contrariedade a tais subsídios, como parlamentar, mas é verdade que ao longo de 2014, antes mesmo da campanha, tem insistido na necessidade de removê-los.

Em seguida, Aécio criticou o atraso da presidente em regulamentar e viabilizar o Cadastro Ambiental Rural, a principal novidade introduzida pelo Código Florestal. Destacou a expressiva demora na regulamentação da norma (corretamente), porém afirmando que se tratou de lentidão na condução de referida regulamentação “no Congresso” e responsabilizando para tanto “a base governista”. Como parlamentar, Aécio deveria saber que a regulamentação era uma prerrogativa apenas do Executivo (o que teria até tornado sua crítica mais contundente). Além disso, deveria saber que quem se opõe no Congresso à implementação do código é parte da bancada ruralista (e não da base governista), incluindo assim parlamentares de seu próprio partido.

Aécio passou a afirmar a necessidade de mudança na matriz energética (uma correta preocupação de cunho estratégico), buscando mostrar como o governo tenha falhado nessa tarefa, ao desprezar a energia eólica (e não providenciar sua ligação à rede) assim como desperdiçar o potencial da biomassa, que nas palavras dele “equivale a uma Belo Monte”. O candidato tucano se mostrou bem informado neste quesito e foi até conservador, pois o potencial inutilizado da biomassa é até bem superior à geração efetiva potencial de Belo Monte. E finalmente, lembrou da necessidade de enfrentar o desmatamento que “voltou a crescer” nos anos do atual governo.

Em resposta, a presidente acusou o candidato Aécio de falta de “familiaridade” com o Cadastro Ambiental Rural, pois o prazo para o cadastro já está em andamento e a regulamentação já foi feita. Aqui a presidente foi correta na informação, mas deixou de responder à crítica do candidato sobre a demora. Depois Dilma passou a afirmar que 79% da matriz elétrica seria “ambientalmente correta e sustentável”: é difícil entender de onde possa vir este dado. Mesmo que Dilma considerasse nesta categoria toda a geração hidroelétrica (o que obviamente seria incorreto), estaríamos longe desta porcentagem. Aqui houve claramente um deslize. E em seguida veio uma afirmação incompreensível, talvez por conta do tempo que estava apertando e que impediu à candidata petista explicar o que desejava dizer: aquela pela qual o “Brasil reduz por ano 650 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalentes”. Reduz em relação ao que? Se o Brasil reduzisse este valor por ano, em três anos teria emissões negativas. Não está claro se a presidente queria talvez mencionar as reduções do passado devidas à diminuição na taxa de desmatamento, que poderiam estar num patamar semelhante àquele citado.

Foi a vez de Aécio esclarecer que a crítica anterior sobre CAR se referia ao atraso de dois anos na regulamentação, mesmo que agora isso já tenha ocorrido. E voltou a insistir no fato que o governo atual esteja “sujando a matriz” a partir dos fósseis, por ter aumentado de 22% para 30% a participação das termoelétricas na matriz (este dado é próximo da realidade). Encerrou opinando que este é um exemplo da improvisação e falta de planejamento que caracterizaria o governo de Dilma.

Deve-se registrar que em outro momento do debate, quando Dilma creditou a seu governo a destinação dos royalties do pré-sal para a educação, o candidato Eduardo Jorge a criticou ressaltando que se trata de um benefício “que entra pela porta e sai pela janela”, pois ao mesmo tempo em que melhora a educação acaba gerando custos de saúde e ambientais, e que a forma sustentável de financiar a educação seria a partir de fontes permanentes orçamentárias e não de royalties.

Em geral, pode se concluir que a maneira em que os candidatos enfrentam o tema reflete hoje uma percepção de que – assim como em outros setores como educação ou saúde – quem faz mais é melhor. Isso representa uma mudança em relação ao passado recente, em que fazer mais sobre temas ambientais era considerada, eleitoralmente, uma faca de dois gumes, pois poderia prejudicar a imagem de realizador na área econômica do candidato. Hoje Dilma claramente se orgulha dos seus feitos, e até os destaca além do que poderia, enquanto Aécio a critica por fazer pouco, por fazer demoradamente e, principalmente, por contradizer sua política ambiental a partir de outras políticas, o que é uma novidade nos debates presidenciais. Provavelmente, se houver segundo turno devemos ouvir mais a respeito.

* Roberto Smeraldi , 54, jornalista, é diretor da OSCIP Amigos da Terra – Amazônia Brasileira


Fonte: Amazônia.org.br

__________________________

06 de outubro de 2014

Opinião: Faculdades virtuais

Por: Pedro Cardoso da Costa *

Esta discussão é daquelas que envolve a todos ea cada UM Ele tem UMA posição a defender, como em quáse tudo, baseada no Interesse pessoal mais imediato.

Os críticos fervorosos entende que ninguem é capaz de assimilar conteúdos meramente descritivos apenas Pela leitura, pesquisas, pesquisas e experimentos Práticos só Pela Internet. Para êsse perfil, o alun só aprende se levar duas horas num transporte caótico, ficar Quatro horas sentado Numa cadeira, anotando os apontamentos expostos Numa lousa ou quadro negro, como preferem os mais saudosos.

Não consideram NEM que a Presença física de UM professor, geralmente UM semideus na matéria, pode inibir e bloquear o entendimento mais do que a leitura isolada, como permite o computador, com debate com outros alunos do mesmo nível e com as mesmas dificuldades.

Na exposição presencial, o professor cita as várias versos e concluía com a posição que ele defende ou adere, aquela seguida Pela maioria, a mais correta, a mais precisa, a mais técnica, mais eficiente, mais justo. A mas, mas, mas ...

Desconsideram até que atualmente Existe recursos audiovisuais no Quai o alun pode repetir o Assunta que tenham dúvida reiteradas vêzes, porém sem atrapalhar os outros como ocorre Numa Classe com vários colegas. Pode ser acrescido de gráfico, vídeo de Casos Práticos, Sem dúvida com grande vantagem, pois ali ele está sozinho, com Concentração total.

Na sala de aula presencial, o alun depende do tempo do professor, Quand o alun perde ou chega atrasado Numa sala de aula, perde a matéria do dia, fica atrasado com relaçao aos demais colegas eo professor Não tens tempo para dar exclusividade ao alun que possibilite se recuperar .

No estudo Pela internet, por conta própria, tudo que foi dito se inverte. O tempo é o alun, ele consolida seu próprio conceito a partir da comparação entre os autores, nao sofre constrangimento em suas exposições.

Por tudo Issos, é incompreensível que sejas tao tímida a disponibilização de cursos, mesmo privados, Pela rede mundial de computadores.

O governo federal, os estaduais e até os municipais deveríam criar sites de faculdades gratuitas para todos os cursos, Sem limite de Acesso e disponivel a todos. Caso Não sejas possivel, pelo menos, que a limitação sejão na casa dos Milhões permitindo que aqueles que queiram estudar o façam de onde tiver UM computador. A avaliação para atestar o conhecimento ficaria a critério dos órgãos oficiais. Pelo grau de rejeição, no início, poderá ser presencial, ja que a sociedade mundial Ele tem necessidade de reconhecimento e aferição.

Todo o conhecimento deveria ser o mais difundido possivel. Nos letreiros de rodoviária, de metros, de trens, em outdoors, em panfletos, enfim, em tudo que Posse repassar UMA Mensagem educativa.


* É Bacharel em direito

___________________

06 de outubro de 2014

Opinião: Obrigado Indignados!


"Quero nos tirar tudo, menos a Esperança!" (Pedro Casaldáliga)



Por: Felipe Bandeira *

Termina as eleições, mas NOSSA luta contínua. Agradeço a cada UM e cada umha que, de algum forma, participou e ajudou a construir a Campanha "Felipe Bandeira 50500" para deputado estadual. Forame 1275 votos confiados na NOSSA proposta de mudança radical das velhas estruturas de poder.

Foi o desejo de mudança que Fez com que, mesmo com poucos recursos e concorrendo Pela primeira vez UMA eleição, conseguíssemos alcançar UMA votação expressiva. Tenho muitas orgulho da NOSSA Campanha que, apesar de feita com poucos centavos, nao poupou indignação e esforce militante em construção nas ruas umha sociedade mais justo.

Ness eleições, vocaliza o grito da Juventude que em junho de 2013 ocupou as ruas na luta por mais direitos. Juntos com NOSSA candidato a deputado federal Márcio Pinto, defendemos os direitos dos LGBT s, indígenas, quilombolas, mulheres, negros e negras, de NOSSA povo pobre que sofre todos os dias vítimas da corrupção, da intolerância, do machismo, racismo e homofobia. NOSSA Campanha Teve lado! Não agrada a todos, porque Não nos faltou coragem para enfrentar os donos do poder.

Não ganhamos a eleição. Infelizmente, a direita avançou nos Quadros institucionais do parlamento. Novamente os 99% da sociedade se encontramo órfãos de representação. Jogos fisiológicos, como o PMDB dos Barbalhos, continuam na disputa para o governo do Pará. O PT mostrou sua completa degeneração colaborando com as oligarquias atrasadas do NOSSA Estado, materializada na Aliança com o DEM de Lira Maia. Nós do PSOL, Não nos iludimos com o Processo eleitoral. Precisamos resignificar o conteúdo da democracia, para que de fato Posse avançar para alem dos parâmetros da democracia burguesa.

No entanto, NOSSA vitória se estende para alem das urnas e nao se mensura apenas através do número de votos. Continuamos convictos que temos umha enorme responsabilidade: fortalecer ainda mais o poder das ruas! Para Issos, estamos dispostos a travar umha dura Batalha contra os sectores reacionários do Pará e do Brasil.

Termino com UMA frase do antropólogo, professor e político Darcy Ribeiro, Quand questionado sobre sua prática militante. "Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, nao consegui. Tentei salvar os índios, nao consegui. Tentei efectuar UMA universidade séria e fracassei. Tentei efectuar o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos São minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de Quem me venceu. "

A voz que abraçou NOSSA propostas e Campanhã, muitissimo obrigado! Tenho certeza que a luta continua e estaremos sempre do seu lado, do lado dos que lutam e sonham com UM futuro diferente.

Um Abrace fraterno.


* Candidato cabelo PSOL nas eleições para deputado estadual

________________________

29 de Setembro de 2014

Por: Pedro Cardoso da Costa *

Não se refere a Nenhum dos candidatos à Presidência da República, como Lula assombrou a atriz Regina Duarte na Campanha eleitoral em 2002 Trata-se de meu medo de dirigir, que resolvi enfrentá-lo para valer aos 52 anos de idade.

Por mais que a Pessoa me questionassem, nunca soube o fato gerador dêsse medo, como acredita a maioria Não sei as razões de suas fobias.

Em regra, dirigir é algo que se aprende de forma quáse automática. Os jovens e até crianças começam com a lavagem do carro do pai, da irmã mais Velho, de UM parente ou até do patrão.

As mulheres Não passam por êsse mesmo Processo. Primeiro, porque irá UM certo desinteresse dos pais em ajudar as filhas. Já para os meninos é encarado como mais UM item de afirmação da masculinidade. Logo, logo, com aquele carro, o machão vai pegando todas. É o que pensa a maioria dos pais. Menina, tambem, nao é COMPANHIA do pai no jôgo de Futebol NEM em pescaria.

Existe UMA gradação sobre o medo de dirigir. Entrar num carro Já Gerais UM desconforto mortal. Ao ligar, entao, comece a fase do desespero. Não Posse falar por todos, mas a maioria que nao dirige Ele tem muitas características e pensamentos semelhantes.

Meu medo começava cabelo tamanho; se os carros fôssem menos ... Depois, aquele carro em disparada, freio Não funcionando, assim como em cenas de alguns filmes. Quand era Jovem Não pensavam em dirigir carro porque era algo distante de MIM. Quand adquiria condições de comprar, adiei por vários anos porque tinhamos Coisa mais importantes. A filha, a faculdade, a casa própria, só para ficar Ness exemplos.

Quand comprei, foi para a esposa, pois precisaria mais do que eu. Os amigos, em tom de deboche, alertavam-me sobre a possibilidade de minha filha dirigir antes de MIM. Dezoito anos passam rápido ... e aconteceu. E, eu, no depois disse, depois daquilo, e nada.

Várias tentativas de dirigir acompanhadas com Pessoa conhecidas, que nao recomendo a ninguem que tenham medo excessivo. Como último recurso, tentei instituíções especializadas. Até que, em Janeiro de 2013, cumprir a promessa que ja me fazia ha mais de 30 anos. Fui à unidade da clínica Cecília Bellinis, na Vila Mariana. Foi exatamentes no dia oito de Janeiro daquele ano.

Dia da entrevista, as justificativo de sempre para me isentar de culpa, a aula-teste e, depois de várias etapas e de UM ano e nove meses muitas explicações pelas falhamos, pelas decepções, eis que estou dirigindo para o Serviço, para a casa de amigos e parentes, enfim, Fazenda o que precisa com UM carro. Ainda tímido, inseguro, mas a certeza de que sempre tive a capacidade de conduzir UM carro.

Um pouco arrependido por nao ter enfrentado antes. Só perdia. Mas orgulhoso por ter ultrapassado algo que nunca imaginei pudéssemos substituir. E, se sugestão servir para algums Coisa, dizer às Pessoa que enfrentem seus medos o mais cedo possivel e nao deixe-me de fazer nada por algums tipo de fobia.

Abrir Mao de efectuar algums Coisa Pela consciência, em relação a princípios, é aceitável e compreensível; mas apenas os cabelos medo, Jama. Como eu, qualque Pessoa Ele tem condições de dirigir e de superar qualque outro pavor.

Hoje, minha sensação de realização é simplesmente indescritível.

* É Bacharel em direito

_________________________________________________________________________

25 de Setembro de 2014



Por: Dornélio Silva 

dornelio silvaEmbora Não se tratando de salário maior circulacão local, a Doxa conseguiu, de forma inusitada, tornaram-se manchete de capa (Diário do Pará, Edição 20 / set / 2014). Issos mesmo que voce leu, ou o mais provavel, NEM DEVE ter lido ...

Mas, do que para nós, venhamos e convenhamos, é muitas falta de notícia mais importante para veicular. Foi-se o tempo em que salário servia para ler, Hoje alguns mal serve-me para enrolar ... Vamos dizer, talvez, legumes nas feiras da periferia ...

Para Quem Não Teve o desprazer de jogar fora R $ 1,00, reproduziremos e esclarecer alguns pontos sobre a manchete estampada, a Qual Teve a pretensão de sentenciar a Doxa, condenando-a no banco dos réus.

Sobre Essa manchete "TRE condena PESQUISA DOXA", convem informar os (i) responsáveis ​​por êsse TAO CARO salário (que só reafirma seu papel de desinformar), assim como os casuais leitores, que a Justiça eleitoral, embora sendo UM pouco mais célere que as demais, tambem existe o direito de defesa Quand diante de entrada de acusação.


No caso em questao, o presumidamente violar algums exigência da Lei n º 9.504 de 1997 (com alterações posteriores, e demais resoluções do Tribunal Superior eleitoral) que rege a divulgação de pesquisas, a parte que se manifesta contrária procura razões para substanciar suas reclamações, o que é chamado de REPRESENTAÇÃO, conforme RESOLUÇÃO N º 23.400 / 2013 - TSE.

Deve-se esclarecer que, diante de UMA REPRESENTAÇÃO com pedido de liminar para impugnação de pesquisa eleitoral, obviamente, coube a Doxa o direito de defesa, o Qual tramita no TRE.

A Doxa contestou a impugnação Pela sua total improcedência, assim como a leviana acusação de fraude arquitetada Pela parte contrária, por Não apresentarem elementos que possam fundamentar tal impugnação, haver vista terem se utilizado de UM pequeno equívoco ocorrido em Pesquisa anterior para impedir a Publicação de pesquisa mais recente.

Contudo, êsse equívocos sequer comprometem seus resultados, dado a sua irrelevância e tao pouco ensejariam em prejuizo de difícil reparação, como sorrateiramente tentou se valer a parte Contestant, agindo de má fé, pois poderia ter esclarecido suas dúvidas seguindo o direito que lhes cabe, conforme garante a legislação, de fiscalizar e verificar as planilhas de controle interno, até mesmo as individuais, que fôram disponibilizadas Pela Doxa, em cumprimento ao que foi intimado sobre a referida pesquisa pretérita.

Ao contrário, de forma ardilosa, preferiram recorrer a meios escusos e nítida intenção de desqualificar o Trabalho da Doxa.

No que tange, ainda, a tentativa de denegrir e difamar a imagem da DOXA Comunicação Integrada, cabelo esse salário, afirmamos que nao se trata Como ja visto, a sentença condenatória, pois sequer houvo trânsito em julgado. Acaso nos encontramos no estado do vale tudo, onde é permitido infringir os princípios constitucionais?

O art. 5 º, inciso LVII, da constituicao Federal declara que ninguem será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Dêsse modo, nao ha que se falar em condenação cabelo TRE.

Providência Já está sendo devidamente tomadas para que seus responsáveis ​​responda-me cabelo ATO, onde se verifica a total falta de profissionalismo, ao divulgar notícias infundadas e irresponsáveis, transformando o salário Numa mera Peças panfletária parcial.

Vale lembrar, que o BOM jornalismo, sério e de qualidade, DEVE adotar como base primária ouvir as partes envolvidas no fenômeno para que o leitor Posse tirar suas próprias conclusões.

É lamentável que UM veículo de Comunicação se preste a ser mero cabo eleitoreiro panfletário, através do Qual tenta impor a sua "verdade" aos leitores e eleitores paraenses, recorrendo a meios sórdidos e inescrupulosos.

Umberto Eco BEM define que os meios de Comunicação e Informação atuais serve-me a finalidade diversa, ou sejas, a manipulação de informaçoes. O problema da cultura de Massa e exatamentes o seguinte: ela é Hoje manobrada por "grupos econômicos" que Olha fins lucrativos (...) (ECO, 2001).

Não obstante, constantemente somos obrigados a Assistir a tao baixa qualidade do jornalismo, Quand ainda se persiste na Velha e ultrapassada mídia, onde todos São presumidamente inocente até que a mídia condene imputando UM determinado crime, se desviando da finalidade para a Qual foi criada, reduzindo-a, assim, a mero instrumento de promoção de interêsse de grupos econômicos e políticos, e nao coletivos como deveria ser.

Êsse tipo de mídia "pré-julgá e condenação na medida do que declara como verdadeiro, transforma UM fato ocorrido em UM espetáculo, é a chamada teatralização e espetacularização da notícia, ocorrendo na maioria das vêzes em detrimento da preservação da imagem e violação do estado de inocência "(NETO, 2011).

Ao condenar de forma irresponsavel, a mídia desrespeita e viola UM princípio constitucional expondo UMA imagem com proporções irreparáveis, tanto a imagem, Quanta a moral, pois na maioria das vêzes NEM a retratação ou direito de resposta recuperar os prejuizos causados ​​a umha imagem denegrida , em que nao ha DINHEIRO que compense UM dano moral a umha imagem que foi umha vida inteira para construir.

Quem nao se lembra do célebre caso Escola Base, no bairro da Aclimação em São Paulo? Vale tudo em nome de entrada de liberdade de imprensa Sem limites? Embora Essa liberdade tenham sido umha conquista da democracia, tais limites de imprensa devem observar Quand Existe violação dos direitos de qualque cidadão em suas garantias constitucionais.

A criminalização Pela mídia acaba por torna-la UM instrumento influenciador, induzindo a sociedade a estigmatizar e instituir os seus próprios "tribunais" onde se viola, sobretudo, o princípio da presunção de inocência, que é garantido constitucionalmente.

Presenciamos estupefatos, os extremos a que chega Essa espécie repugnante de jornalismo, que conduzam a sociedade ao retrocesso, a exemplo da recente repercussão causada por umha "Jornalistas". Quem Não lembra a "onda Sheherazade" que induziu à "Justiça com as próprias maus", o retorno da lei de talião?

Êsse tipo de mídia, portanto, DEVE ser execrada, banido de umha sociedade que busca evoluir, impedindo que esta volte ao medievalismo e à barbárie, ao invés de se pautar em princípios democráticos.

Resta-nos, por FIM, lamentar sermos vítimas dêsse tipo de mídia, que só serve para contribuir com a desinformação eo atraso de NOSSA Estado e tirar daí UM único proveito, compativel com êsses princípios: "Fale mal, mas fale de MIM. Não FAZ mal, eu quero mesmo assim. Voce FAZ cartaz para MIM. A despeito de seu me poe no apogeu "(Ataulfo ​​Alves).



_________________________________________________________________________

25 de Setembro de 2014

Edição 1008

NOVO PORTAL - PROJETO: "Minha escola, MEU refúgio"

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará, que Promove-lo PROJETO: "Minha Escola, Meu Refúgio", com a finalidade de prevenir a violência contra crianças e adolescentes, discutir com professor, pais de alunos e representantes da comunidade escolar, Numa ação integrada, com objetive promover o respeito à dignidade humana dos jovens de UM modo em Geral. Durante a visita que será feita a UM estabelecimento de ensino em Belém, fará exposição do que São violência física, Psicológica e sexual. O alvo maior do PROJETO é o combate a todos os tipos de agressões na escola que é tida como segundo lar das crianças.

Fórum Nacional de juizados especiais

O Fórum Nacional de juizados Especiais (Fonaje) será, este ano, realizado em Belém nos dias 26 a 28 de novembro, tendo como organizador do evento UMA Comissão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Esta será a 36ª Edição do Fórum, que abordará o tema "Inovações no sistema dos juizados especiais", o Qual se traduzirá em discussões que representem inovações e aumento da eficiência dos juizados. O Corregedor Nacional de Justiça, Ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça é umha das palestrantes.

GANHANDO Ponte: Assentis da sociedade civil que está cada vez mais organizadas para proporem UMA reforma política, inclusive com UM plebiscito por UMA Constituinte exclusiva para mudança no sistema político brasileiro. O plebiscito foi apoiado por 8 milhoes de Pessoa, em UMA votação com 40 mil urnas abertas em todo o Brasil. Junto com o resultado oficial, já nesta semana (24/09), tambem foi definido que a entrega da proposta oficial ao Congresso ocorrerá no dia 15 de outubro, em cuja data deverá tambem ser protocolado UMA proposta formal de plebiscito assinada por, no mínimo 171 deputados e 27 senadores. Só assim teremos a reforma que tanto almejamos.

Perdendo ponte Os enormes custos das eleições do corrente ano, que recaem sobre a receita da União, em raças das inserções veiculadas entre agosto e outubro, visto que, de acordo com estimativa da Receita Federal, a União deixará de arrecadar impostos com tais inserções, R $ 839,5 Milhões. Esta quantia será descontada pelas empresas de rádio e TV de sinal aberto, que São obrigadas a veicular a propaganda obrigatória. Portanto, efectuar eleição neste País, principalmente Quand se elegem alguns corruptos, custa caro, muitas caro.

Pontuando: # Os pequenos feirantes do Mercadão 2000 está indignados com os procedimentos da Secretaria de abastecimento e Agricultura do Município de Santarém (SEMAB) que, por ter gestão desorganizada está exigindo comprovante de pagamento da taxa anual de uso de logradouros públicos situados daquele mercado e que é explorado pêlos feirantes. Na verdade, a SEMAB era para ter o seu controle interno e nao estar cobrando o que ja foi pago, causando transtornos a quem está adimplentes com suas obrigações para com o Poder Público. Lembro-me que, Quem cobra divida Já paga, fica obrigado a devolver em dobro. # Os vereadores de Santarém está tudo revoltados com os servicos de internet, alguns deles usando a Tribuna para pedir providências, assim como a própria mídia, e acho que toda a sociedade santarena reclama medidas Urgente diante do abandono a que relegaram o NOSSA município. Não Ele Água suficiente nas torneiras, nao Ele tem energia que preste, nao Ele telefonia movel a contento. O pior, a internet é UM "Deus nos acuda". # Passado ao sair, restaram comprovadas algums omissões que devem ser corrigidas nos outros anos. Por exemplo: mais Espaço no Sairódromo; maior controle na venda de ingressos e MELHOR escolha de jurados. A tudo isso, some-se a falta de urbanidade e espontaneidade no tratamento com a Pessoa de parte de Segurança, mal educados e despreparados para a missao. Forame, porêm, constatados pontos positivos, como Já referidos na Edição anterior. # A corrida eleitoral está esquentando diante das proximidades do dia 05/10/14, Quand terá que, obrigatoriamente (o que é UM absurdo!), Comparecer às urnas. A briga cabelo Governo do Estado está BEM acirrada, aonde a diferenciamos entre os Dois mais importantes, oscila em torno de UM percentual baixo. Somente após a apuração é que vamos ter certeza do vencedor. Por hora é só especulação! Já para o Senado, foi Paulo Rocha for liberado Pela Justiça, será o escolhido. Se Não, Mário Couto corre juntinho com possibilidade de eleger-se. O resto é BEM distante. Em Santarém, se ouve muitas falar em votos na Marcela Tolentino, talvez Pela sua simplicidade e por ser da terra, com UM BOM trabalho que realiza como vereadora. # Muitos políticos está lutando para efectuar parte da CPMI da Petrobras, certos de que a investigação na estatal lhes dará Espaço na mídia. O difícil é encontrar umha vaga. # As grandes empresas está ansioso para que, no segundo turno, se Marina pássaros, ela diz Quai suas propostas de Governo e que esteja UM pouco mais maduro para vencer o medo do Desconhecido. # No Ministério da Fazenda, vários ocupantes de cargos de confiança está a ser aconselhados a pedir demissão, pois, a situação de Guido Mantega Não é nada bom. # O MELHOR candidato para dirigir o Brasil, ainda continua a ser Aécio Neves, do ponto de vista dos analistas políticos e econômicos. Todavia, o IBOPE mostra em suas pesquisas que, mesmo diante dos descalabros do Governo de Dilma, ela crescerá e os demais caem. Mistério! # A Justiça Federal vai quebrar o sigilo fiscal de Eike Batista, atendendo solicitação do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. A investigação visa comprovar se o empresário cometeu crime de lavagem de dinheiro se. Neste país, acho difícil UM ex-milionário sofrer as consequencias de sua falência. # Todos os candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro e que tiveram indeferidos os registros de suas candidaturas, porém sem mais direito a recursos, Não me pode veicular propaganda no rádio e na Televisão, assim como distribuir material de Campanhã. Esta é a orientação do Tribunal Regional eleitoral para os candidatos que ja esgotaram todas as fases recursão, com o trânsito em julgado da decisão da Justiça, e ainda assim, teimam em efectuar propaganda eleitoral. # O crescimento do Brasil medido através do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 2014 Não vai chegar a 1%, percentual que o atual Governo de Dilma anterior em 2,5%. Ou sejas, estamos crescendo num patamar pior do que Muitos países menos desenvolvidos que o NOSSA. # O Prefeito Alexandre Von assumiu de vez a Campanha o Governo do Estado em prol de Jatene, tanto que ja comecou a ocupar o horário eleitoral em favor da reeleição do Governador. # Eleição se decide após a votação, todavia, estou temeroso de Santarém, apesar da maciça propaganda dos Dois candidatos aqui residentes (Chapadinha e Nélio Aguiar), Não eleja Nenhum dos Dois Pela pulverização do colégio eleitoral da Região em favor dos vários candidatos existentes . A colônia nordestina, mais umha vez, nao se une em torno de UM nome, enquanto, vejo Pessoa diretamente ligadas aos nordestinos (parentes), Fazenda lobby em favor de UM ou de outro candidato. # Á de informaçoes que Vivo e Tim forame impedidas Pela Justiça de vender chips na Região de Itaituba diante dos péssimos servicos dêsse empresas, que pioraram mas com o aumento de aparelhos em uso. Bem que em Santarém o Ministério Público poderia tomar medidas para que ocorra a vedação judicial. # Algums Pessoa que trabalham ou estudam nas Faculdades Integradas do Tapajós, nao veem a hora de a nova mantenedora, Maurício de Nassau, facas algums modificações na FIT em Santarém, principalmente na direçao da instituição que Ele tem sido alvo de reclamações de professor e alunos . Que saudades do diretor Walmir Gomes! # O juízo federal Jail Benite de Azambuja Teve sua aposentadoria compulsória mantida cabelo Superior Tribunal de Justiça, que foi punido por induzir UM funcionário federal de sua confiança para praticar atentados a tiros contra outro Juiz federal e seus familiares. A conduta foi percebida Pela Corte Especial do STJ como incompatível com a dignidade, a honra eo decoro de suas funções. Alem do mais, o mesmo Juiz foi acusado de decretar 52 prisões Sem respaldo legal e de interferir na atuãção de delegado da Polícia Federal. Só para lembrar, a compulsória do juízo lhe dá o direito de receber seus salários até o FIM da vida. # O Conselho Nacional de Justiça vai apurar se o livro "Nobres Deputados", de autoria do juízo eleitoral Marlon Reis, atenta contra a dignidade dos excelentíssimos deputados federais, por conter várias denúncias de corrupção contra integrantes do Legislativo Federal. A Câmara acionou o CNJ para que o juízo sofrer as penalidades cabíveis se for condenado. # O Poder Judiciário no ano de 2013, de acordo com levantamentos estatísticos gastou R $ 61,6 bilhões de reais, com UM crescimento de 1,5% em relaçao a 2012 O pior de tudo é que o aumento das despesas resultou Não necessáriamente em aumento de produtividade, reduzindo em muitas casos julgados no mesmo ano. Registre-se que o Poder Judiciário no Brasil possuia 16.429 magistrados, destes 13.841 exercem a funçao na primeira instância e 2.305, atuam como desembargadores, sendo na categoria de Ministros dos Tribunais, 77 magistrados. # Paulo Maluf Teve sua candidatura a deputado federal indeferida cabelo Tribunal Superior eleitoral. Porêm, como ainda cabe recurso, ele pode continuar Fazenda Campanha e propaganda na TV e rádio. Quem sabe, no final Não vai continuar com seu apoio a Dilma. # O Abrace vai para Kiba Mota, que é UM excelente gerente do Iate Clube e que tambem é leitor assíduo desta coluna.

Por:  Dr. José Olivar

______________________________________________________

Opinião: Pontualidade e honestidade

Por: Pedro Cardoso da Costa *

Os denominados países desenvolvidos firmam os valores para todos os outros. Os ingleses São reconhecidos e admirados Pela pontualidade. É comum ouvir-se a expressão "pontualidade britânica". Os Japon firmaram-se como o MELHOR em transformar tudo que for gigante em miniatura. Os americanos em fazerem Justiça, especialmente no terreiro alheio. E os brasileiros em darem UM jeitinho.

Este arranjo tem por objetive corrigir o que nao se FAZ bem-feito, ou em tempo certo. Quand se refere a prazo, o que demandaria UM mês é realizada no último minuto de UM ano. Por issoo, FAZ-se de atropelamento e erra-se por demais. Daí VEM a necessidade de corrigir, via de regra, de forma a burlar as regras legais e de Segurança. Muitas raro o jeitinho Ajuda. Como regra, é o símbolo maior do atraso do país.

Como nada acontece por acaso, Essa conduta nacional se firmou por ser valorizada em alguns sectores sociais. Por muitas tempo o malandro do samba carioca foi enaltecido. Morava em bairros pobres, fumava e bebia muitas, vesti-se de branco, usava chapéu e, de quebra, era o verdadeiro gigolô de mulheres ricas.

No Futebol tambem se cultu em demasia a malandragem. Os comentaristas entusiasmam-se com as artimanhas. Jogadores que simulam sofrer faltas penais e fingem sofrer agressões para forçarem a expulsão dos adversários. Não São aceitos dribles para enganarem os adversários. São artifícios para levarem vantágens indevidas, coroadas com UMA Mensagem do ex-jogador Gérson para se levar vantagem em tudo.

Êsse comportamento desleal generalizou-se e passou a integrar às atitudes do dia-a-dia dos cidadãos como sinônimo de inteligência e criatividade.

Quem Trabalho em empresa ou Ele profissão que permite andar em ônibus Sem pagar, nunca mais banca suas passagens, mesmo depois de perder êsse direito. Ele usa o uniforme, o crachá, dá a famosa carteirada. Procedimento que se repete na entrada em cinema, em teatro, em jôgo de Futebol, com a famosa meia-entrada.

Nas grandes cidades é comum o motorista permitir a venda no interior dos ônibus em troca de UM salgadinho ou doce jogado, rápida e de forma despretensiosa, depois da descida do ambulante. Issos é corrupção dissimulada, pois Sem a troca, sua entrada Não seria permitida. Por Essas e outras, advogados brasileiros Não fazemo defesa da Just pena, mas da impunidade, mesmo conhecedores da culpabilidade de seus clientes, semelhante à defesa feita pêlos procuradores dos mensaleiros que seus clientes "apenas" praticaram o caixa Dois, Numa alusão terrível de crime menor.

Com tantos desvios de conduta, cobra-se ética de parlamentares e políticos em Geral, que DEVE mesmo ser cobrada, mas a ética Ele tem que efectuar parte de todos os atos da vida de Pessoa, Sem exceção. Essas condutas devem ser reprovadas por serem desonestas e prejudiciais à NACA. Glamourizar êsses desvios de conduta confunde e distorce os valores éticos de UM povo, que define como UM "Jeca" Quem defende a honestidade e pontualidade.

* É Bacharel em direito
-------------------------------------------------- ---------------------------------

A cheia ea omissão do Poder Público

Todo ano, os comerciantes santarenos sofrem com a cheia do rio Tapajós. Proprietários de estabelecimentos comerciais localizados na avenida Tapajós, Lameira Bittencourt e ruas adjacentes sempre amargam prejuizos nesta época do ano por causa do avanço das águas, que inundam Loja e estragam mercadorias. E a exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura deixa sempre para a última hora para providenciar algums tipo de ação que Posse ajudar a evitar maiores estragos à Classe comercial de Santarém. Este ano nao foi diferente. As medidas paliativas, que em alguns casos chegam a ser até ineficientes, só forame tomadas Quand as águas Já estavam cobrindo parte do leito da avenida Tapajós. Os lojistas reclamam e com raça da leniência do governo municipal, pois as ações preventivas chegam muitas tarde, Quand Já nao é possivel efectuar mais qualquer coisa para evitar os estragos causados ​​Pela cheia. 

E os empresários se queixam com raça, umha vez que durante o verão Não se vê Nenhum movimentação naquela área por parte da Prefeitura para antecipar medidas definitivas que possam amenizar o drama vivido todos os anos um fio comerciantes locais. Enquanto o Poder Público Não se interessára em melhorar o sistema de drenagem do município, sobretudo na área do comércio, os prejuizos continuarão afetando este importante sectores da economia santarena. A cheia Não provoca danos apenas no bolso dos lojistas, afeta tambem os empregados no comércio. As demissões neste período ocorrem com naturalidade, pois devido a ficar nas vendas Mao de obra se torna desnecessária. A negligência do governo, portanto, nao afeta somente os empresários, mas os trabalhadores e suas famílias. 

Se com aqueles que contribuem com o desenvolvimento econômico do município, geram emprego e renda para a cidade a Prefeitura trata com total vilipêndio, o que dizer de Pessoa que moram nas áreas da periferia, onde inverno castiga severamente e causa estragos incalculáveis ​​às famílias carentes? 

A ausência e descaso do Poder Público São fatores que contribuem para a População sejas muito prejudicada durante a época do inverno. Ano que VEM comece tudo de novo.


A doença do político 

José de Souza Júnior * 

O ciclo político que vivemos talvez esteja com algums doença, e doença genetica, ou ainda, é completamente maquiavélico em suas ações. Porque vive liberado para temporada de corrupção. Na filosofia política de Maquiavel o que importa é o poder. O político, de acordo com o filósofo, Ele tem que lutar para chegar ao poder e continuar lutando para permanecer no poder. E na América Latina que possuia toda umha peculiaridade política possuia UMA trajetória BEM diferente. Digo ao remeter o pensamento europeu. Aqui temos o NOSSA populismo. No Brasil, o populismo comecou lã no início do século passado, antes mesmo de Getúlio Vargas. E sendo aperfeiçoado com o próprio Getúlio Vargas. O populismo ainda existe na política. Mas por quê? Será que nao temos cidadania? A População é acomodada? Os eleitores veem a questão política com desprezo? Ou temos necessidade de UM pai dos pobres? 

A figura do político brasileiro deixou de ser UM doutor em muitas partes do país. Hoje os médicos está esquecido no anonimato. Um Tiririca que tem mais de UM milhão de votos apresenta a verdadeira identidade de Qual candidato precisamos. A identidade de ser UM ex-jogador ou artista, sobretudo falidos. Para os partidos, o exemplo Tiririca puxa votos. No Congresso, o exemplo Tiririca puxa o silêncio da ignorância parlamentar. Para os eleitores, feliz no início (da eleição) de efectuar parte da Massa votante no mesmo nome, e nostálgicos no segundo momento - a existência do mandato niilista por alguem Não capacitado para tal funçao de representação democrática. 

Ao levar em consideração o pensamento de Maquiavel, a leitura política teórica descrever grandes atos para manter a popularidade eleitoral. O Hugo Chaves com o câncer levou a sensibilidade eleitoral eo pensamento de Uma futura reeleição. Com Mario Covas, José Alencar e até mesmo Dilma Rousseff - a Quem diz que Dilma Não Esteve doente -, a doença nao foi tao ruim assim. A doença comoveu a População. Sobretudo o discurso de que foi curado e vai dar a volta por cima. Por outro lado, o presidente Lula se de seguidas derrotas eleitorais e seguida reeleição, nao possuia mas a vontade de vencer o impossivel. Agora é imbatível. Com o câncer que NEM A ciência é capaz, o simples sindicalista vai conseguir tal façanha. 

Depreende que a primeira vitória do presidente Lula será a conquista da prefeitura de São Paulo em 2012 Contudo, a prefeitura da capital do maior estado do país costuma eleger figuras bizarras e jogos diversificados. O governo do estado pode ser conservador (PSDB desde o retorno da democracia), ea prefeitura BEM eclética. Os candidatos para 2012 São nomes de peso. Nada MELHOR que UMA sensibilização. Por FIM, o fato de colocar o PT na prefeitura de São Paulo Não é Nenhum grande desafio para o presidente Lula, pode haver pedras Ness Caminho político; assim como o presidente Lula ser eleito em 2014 Agora colocar o PT no governo de São Paulo, Issos sim é impossivel para ele. Talvez, Quem sabe, UMA ressurreição de Lula de aparelhos suficientes para o PT governar o estado de São Paulo. 

É articulista do blog 
js_junior@yahoo.com.br 


Saúde pública é Coisa séria! *

Quand decidiu tornar público o resultado de entrada de inspeção sanitária feita sob sua Coordenação em clínicas e hospitais particulares de Santarém, a médica Nastia Irina de Sousa Santos Não pensou que Essa decisão teria abalado de forma abissal a estrutura da Administração Pública do Município. Movida Pela ética Profissional e zelo Pela saúde da População, a dra. Nastia pensou apenas no BEM estar da sociedade. Sua coragem resultou em perseguição, retaliações, intimidações e Ameaças, alem de lhe causar constrangimento público. En Nenhum momento, a médica procurou promoção Pessoal para levar ao conhecimento da imprensa os relatórios que apontaram falhamos gravíssimas nestas unidades de saúde. Ela Fez a Coisa certa. Aliás, certíssima. Estamos a falar de saúde pública, de clínicas e hospitais que recebem DINHEIRO e medicamentos do SUS e que deveríam tambem zelar cabelo BEM maior, que é a saúde de seus pacientes. 

O que chama a atençao neste caso é o fato de somente agora UMA inspeção da Divisão de vigilância sanitária ter tido tanta repercussão. Vale ressaltar que a divulgação Pela imprensa só foi possivel Grace ao Trabalho de alguns Jornalistas que conseguíram obter com exclusividade cópias dêsse relatórios. Não Fosse Issos ea coragem da médica, certamente que tudo estaria na mais perfeita ORDEM e êsses estabelecimentos continuariam funcionando de forma irregular, colocando em risco iminente a vida de Pessoa inocentes. Na verdade, ainda está, pois Não houvo Nenhum ação mais energica por parte do Poder Executivo em interditar Essas unidades conforme sugeriu a divisa em seus relatórios de inspeção sanitária. 

O Trabalho feito Pela equipe de Agentes da vigilância sanitária Não pode ser ofuscado Pela leniência do governo municipal que, ao invés de efectuar cumprir a lei, buscou perseguir, intimidar e agir com truculência contra a única Pessoa que Teve coragem de mostrar as irregularidades gravíssimas da saúde pública em Santarém. O governo petista tentou jogar toda a sujeira encontrada Pela Moeda de volta para debaixo do tapete como ha anos Vinha sendo feito. Cabe ao Ministério Público Estadual apurar todas as denúncias. Do Poder Executivo, infelizmente, nao se pode esperar muitas Coisa. 

A População, diante de tudo o que lhe foi repassado por meio da imprensa, tambem DEVE efectuar a sua parte e denunciar toda e qualque irregularidade que porventura venha encontrar em clínicas e hospitais, sejam eles públicos ou privados. Com saúde, nao se brinca.

* Da Redação

Representatividade *

Os legisladores santarenos está prestes a aprovar UMA emenda à Lei Orgânica do Município que acrescenta sete novos assentos na Câmara de Santarém, ja a partir da eleição do próximo ano. Na próxima legislatura, portanto, terá 21 novos vereadores. E Qual é o benefício que o aumento de vagas no Poder Legislativo trará à População santarena? Em termos Práticos, Nenhum. Mas no campo político, irá desejos muitas particulares e semelhantes entre governistas e oposição para que as bancadas sejam ampliadas. Não é a quantidade que tem de ser discutida neste momento, mas a qualidade dos nossos representantes no exercício de seu papel parlamentar. Os interêsse pelas novas vagas se limitamos aos anseios dos próprios atuais vereadores e tambem dos pretensos futuros candidatos ao cargo de vereador no pleito que se avizinha. 

Espera-se que, ao aprovarem a criação de novas vagas, os parlamentares tenham a consciência de que estarão ampliando o número de representantes do povo na Câmara Municipal e Não, apenas, atendendo aos seus caprichos e acordos políticos. Nesta atual legislatura, por exemplo, perceber que nossos representantes Não corresponderam aos anseios da População. Diante de casos gritantes na Administração Pública, Muitos deles esqueceram o princípio de suas funções: discutir questões locais e fiscalizar o ATO do Executivo Municipal (Prefeito) com relaçao à Administração e despesas do orçamento; trabalhar em funçao da melhoria da qualidade de vida da População; elaboração leis de interêsse público; atendimento ao povo, observando suas reivindicações; exercer sua funçao de mediador entre os habitantes eo prefeito (a). Tambem é sua atribuição, a elaboração da Lei Orgânica do Município, que Conte-me umha série de medidas para proporcionar melhorias para a População local. O prefeito (a) DEVE cumprir a Lei Orgânica. O vereador fiscaliza o cumprimento da lei cabelo Executivo. 

Portanto, precisamos de vereadores comprometidos com os interêsses da coletividade, que, independente de sua sigla partidária, honre seu mandato, como cabelo povo, e cumpra sua funçao como ela exige em sua essência. Quantidade Não é sinônimo de qualidade.

* Da Redação
---------------------------------
Inseguranças *

A morte do taxista José Maria Sampaio causou consternação e imensa revolta na sociedade santarena esta semana. Ainda Hoje nos pergunta sobre o porquê de tanta brutalidade contra UM senhor de 62 anos, que passou mais da metade de sua vida trabalhando como motorista de táxi e que nunca Fez mal a ninguem. 

Diante de tantas incertezas que rondam o crime e tambem da falta de Segurança que assola a NOSSA cidade chegamos a conclusão de que nos dias atuais os bandidos Não precisam de motivos para tirar a vida de UM inocente. Basta que sejamos apenas mais uma vítima dêsse criminosos. A covardia é a principal arma usada pêlos bandidos. 

Mesmo seguindo todas as orientações da polícia sobre Não reagir a assaltos ou qualquer um outro tipo de crime, ficamos expostos a Frieze dêsse marginais, que espalham o terror dia e noite em NOSSA município. O clima de inseguranças é total. Falta mais policiamento nas ruas ea relação do cidadão com a vida humana. 

Esta semana, de acordo com os registros policiais, ocorreram cabelo menos três homicídios e todos com UMA dosagem de brutalidade exagerada. Diante dessa onda assustadora de violência, o cidadão de BEM clama por socorro, porêm, as autoridades policiais se Fazemo de absurdo Quand o Assunta é a Segurança Pública. Somos refem de UM Estado que nao nos garante proteção e nos atira impiedosamente as cavernas dos leões vorazes. 

Até Quand viver assim, amedrontados? Até Quand Essa incerteza de sair de casa e nao voltar com vida nos prossegue? Até Quand podemos confiar na polícia e ter a convicção de que NOSSA vidas estarão seguras com êsse Homens por perto? O crime atroz cometido contra o taxista José Maria Sampaio ligou o sinal verde do elevado nível de violência que percorre as ruas de Santarém. Qualque UM de nós pode ser a próxima vítima dêsse corja de bandidos que FAZ chorar dia após dia a morte de UM ente querido. 

E deverão polícia garantir proteção aos cidadãos. E deverão polícia tambem retirar das ruas indivíduos nocivos à sociedade e manter a ORDEM pública. As autoridades precisam agir e tomar a rédea da situação, do contrário, todos seremos vítimas de algum tipo de violência UM dia. 

É hora de dar UM basta na criminalidade de forma mais severa, pois Daqui a pouco, Não vamos apenas taxistas e cidadãos de BEM serem mortos por bandidos. Juizes, delegados, coronéis, promotores e prefeitos morrem todos os dias em cidades onde a violência fugiu ao controle. 

Mesmo diante de tantas barbárie, comparada aos grandes centros, Santarém ainda é umha cidade pacata e segura para se viver. Mas até Quand? 

--------------------
Vem chegando o verão ...

Nos meses em que o município sofreu com o inverno rigoroso, a falta de atitude da Prefeitura em promover melhorias na parte de infra-estrutura da cidade era até compreensível. Por UM longo período, o povo sofreu com as enxurradas, alagamentos e com a leniência de UM governo que sempre se escondeu atrás das intempéries da natureza para justificar sua incompetência e Não foi executado, nas épocas propícias, servicos que ajudassem amenizar o drama dos moradores, sobretudo de Quem vive em áreas Sem Nenhum tipo de saneamento básico e rede de drenagem. 

Pois BEM. Passada a Estação de chuva, o sol de rachar dá sinal de que pretende contribuir com o Poder Executivo, possibilitando dias ensolarados para a execução de servicos de recuperação de ruas, pavimentação asfáltica, tapa-buracos e outros trabalhos inerentes à infra-estrutura. Equipe da Seminf está espalhadas Pela cidade a desenvolver vários tipos de ações, porêm, ainda é tímida Essa atuãção da Prefeitura, que tanto culpou o tempo Pela ausência de investimentos neste sectores precária, o que causa transtornos e prejuizos à População. 

No final de semana passado, os moradores dos bairros Aeroporto Velho e Esperança decidiram interditar algums das principais ruas dêsse comunidades em protesto ao descaso do governo municipal em recuperar a malho viária do município. Vias públicas recém-construídas Pela Prefeitura está totalmente intrafegáveis. Muitas dêsse ruas forame destruídas Pela ação da natureza, pois nao suportaram o volume de água durante o inverno rigoroso, alemão disse, a pessima qualidade do material usado Ness obras contribuiu para que elas se esfarelassem com brevidade. O DINHEIRO público foi, literalmente, cabelo no ralo. 

A revolta dos populares é justo, pois nao se pode aceitar calmamente que a Coisa Pública sejão tratada com tamanho irresponsabilidade. 

O momento exige maior empenho da Pessoa que comandam a Prefeitura, ja que depois que Passar o verão amazônico, Nenhum desculpa esfarrapada será aceita assim tao facilmente Pela População. O prefeito Maria do Carmo, principal culpada cabelo estado de abandono em que se encontra o município, precisa honrar a confiança nela depositada nas duas eleições, e cumprir, nos dias que ainda lhe Resta-me, tudo o que promete-me em Campanha. É BOM que o facão logo, pois Daqui a pouco comecei chover de novo.

-------------------------------
Festa estranha *

Na semana passada, o prefeito Maria do Carmo Martins anunciou a programação oficial do aniversário de Santarém, que este ano completa 350 anos históricos. Uma data que deveria ser motivo de orgulho para todo o povo santareno. Seria Não Fosse cabelo simples fato de a População Não ter motivo para comemorar. 

O município encontra-se em frangalhos em sua infra-estrutura, com ruas tomadas por buracos, intransitáveis, invadidas por matos e lixo. A própria gestora, em sua alegação sobre a Não contratação de artistas de renome nacional para abrilhantar a festa, diss que os recursos São poucos e que deverão ser mais BEM aproveitados, sobretudo no investimento de recuperação de vias públicas deterioradas. 

Portanto, a Presença dos artistas da terra, como sempre se questionou em Ediçoes anteriores da festa natalícia do município, será maciça, Não que este governo valoriza a prata da casa, mas Pela necessidade financeira de arcar com os custos astronômicos na contratação dos cantores ' importados ', que neste momento Não São Tao vultosos assim. 

Outro motivo para justificar a ausência das 'estrelas' na festa popular organizada pêlos petistas é a tentativa de evitar constrangimento à prefeito e Não expô-la ao ridículo, ja que Maria está com sua popularidade arrastando nos níveis mais baixos desde que assumiu a Prefeitura. Certamente ela seria alvo de protestos de grande parte do público insatisfeita com sua gestão. Maria do Carmo colhe os louros de Uma gestão marcada Pela incompetência generalizada de seu governo, que nos últimos Dois anos serviu apenas para acomodar interêsse de aliados eo seu próprio. 

Ao contrário de outras festas esta tambem Não terá inaugurações de grandes obras. Em 2010, mesmo depois de muito tempo, Maria conseguiu entregar o Restaurante Popular ea Feira do Peixe, alem de algums vias pavimentadas. Este ano, a entrega de medalhas a ilustres personalidades (outras NEM tanto) será o ponto alto desta programação improvisada. Resta a prefeito se apega à luta Pela criação do Estado do Tapajós e assim Quem sabe apagar da memória da População o fiasco que está a ser sua Administração. 

* Da redação
-------------------------------------------------- --------------

Novos Estados: o Pará Já está dividido, e por dentro, infelizmente! 
Manuel Dutra *
Se tomarmos o fato de que os embates por UMA Divisão territorial, política e administrativa, ou sejas, o Processo de luta pela autonomia política comece muitas antes da separação física, de fato, nao ha Nenhum exagero em afirmar que as régios Sul / Sudeste e Oeste paraenses, isto é, o Tapajós e Carajás, ja se acham relativamente separados da União composta cabelo Estado do Pará. 

Em Fevereiro esteve em Marabá, Tucuruí, Breu Branco e Jacundá e, Ness municípios do pretendido Estado do Carajás, ja existe um fumo relativamente forte, você Não como movimento organizado em prol da separação, mas de indiferença em relaçao ao grande Estado. Então Região a Pessoa ligam-se, cultural e afetivamente, mas ao Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Piauí e Minas. 

As cidades mais procuradas, por exemplo, para tratamento médico especializado, São Arguaína, Palmas, Goiânia e cidades maranhenses e piauienses. Para Belém, em comparação, as viagens São raras, tal como se vê nas placas e horários de saídas de ônibus nas duas estações rodoviárias de Marabá (foto acima). 

Nesta cidade, eu ouvi a expressão "vocês, do Pará", indicativo de UM humor ainda difuso e que, se trabalhado com competência por lideranças sociais e políticas, pode incendiar os ânimos e catalisar o ímpeto separatista. 

No Oeste, onde esteve em Santarém semana passada, realizou-se UM grande encontro de lideranças políticas, empresariais e de movimentos sociais (novidade: os movimentos sociais e ONGs está entrando na luta). Havi políticos de diversos municípios da Região, representantes do Sul / Sudeste do Pará e de Manaus. Esta cidade amazonense Ele tem particular Interesse na criação do Tapajós. 

Os empresários e os políticos de lã imaginam que, com a autonomia, a BR-163 seria logo viabilizada economicamente, com asfalto em todo o percurso, dando vazão às exportações da Zona Franca de Manaus com mais rapidez em direçao ao centro / sul do País . E a preços incomparavelmente mais competitivos do que descer o rio Amazonas até Belém e tomar e Belém-Brasília. 

Mas nao é disso que falo. Acho mas naquela expressão "vocês, lã do Pará" e de outra, que ouvi em Santarém, de UM engenheira agrônomo: "Eu e muitas gente aqui queremos mostrar aos nossos Irmãos de Belém, e de outras régios, que nós Não somos paraenses" . 

Esta é a separação Já existente, por dentro. Quem nasc e se criou em Belém e nas régios mais próximo da capital, e nao conheçe NEM do Sul NEM o Oeste do Pará, nao Ele tem idéias dêsse Velha aspiração. Imaginam que se trata, apenas, de ação aventureira. Esta existe em tudo e qualque movimento político e social, mas nao se pode desconhecer que a autonomia político-administrativa enraíza-se no povo, FAZ parte da cultura de gerações. 

Dêsse forma, o Pará Já se encontra dividido. O que o plebiscito revelar, sejas o sim, sejas o Não, Essa realidade Não só permanecerá como, em qualque das duas opções, se aprofundar. Uma possibilidade que deveria efectuar refletirem as lideranças maiores do Pará e daquelas duas régios. Afinal, nao se leva a campo UMA luta dêsse magnitude pensando apenas dentro de gabinetes. Por que nao vao as ruas, ouvir o povo de lã e de que a, antes do plebiscito? 

Uma dura situação está posta: se houvo plebiscito, seu resultado trará graves consequencias, grave aqui Não apenas no sentido negativo, mas a gravidade de prováveis ​​novas soluços para vélhos problemas. Se Não houvo plebiscito, a frustração de entrada de imanesa parte da População do Pará crescerá. Se correr o bicho pega, se ficar ... Ha lideranças para levar em conta essas possibilidades? (Duvido!) 

* É Jornalistas
   
O bêbado ea equilibrista *

Não. Este artigo Não é daquela famosa música do João Bosco e Aldir Blanc. Ele fala de Uma característica que se tornou típica para motoristas e pedestres santarenos que utilizam as vias públicas de Santarém nos últimos anos. Quand a gente vê UM veículo trafegando em ziguezague pelas ruas da cidade depois imagine que o motorista está embriagado ou Coisa assim. Ledo engano. 

Na atual circunstância do sectores de infra-estrutura da cidade, o motorista precisa ser ágil e ter cautela ao trafegar pelas buraqueira, tentando causar menos danos possiveis para o seu veículo, apesar do risco que ele oferece para os pedestres, pois ao tentar desviar de UM buraco, o motorista ou avance para preferencial ou é obrigado andar Pela contramão, aumentando as chances de causar UM grave acidente. Os buracos Não São, portanto, apenas UM problema de infra-estrutura. Eles se tornaram tambem UMA ameace para sectores de trânsito e para o sistema viário de UM modo Geral. Um problema de Segurança Pública.

Situação Não menos preocupante vive os pedestres que andam pelas ruas tentando se esquivar dos buracos, temendo cair Numa poça de lama ou sofrer algums tipo de acidente. Por causa da imensa quantidade de buracos surgidos nas vias públicas, a Pessoa aprenderam a arte do equilíbrio para transitar Sem riscos por sobre o leito de ruas mal conservadas e totalmente destruídas Pela ação da natureza e, sobretudo, Pela omissão do Poder Executivo, que nao mostra a mínima preocupacão em resolver êsse grave problema. 

De acordo com dados estatísticos dos órgãos de trânsitos do município, no ano passado, o índice de acidentes ocorridos nas ruas de Santarém foi alarmante. Pelo que noticiou a imprensa local, grande parte dos atropelamentos e mortes foi causada por causa da precariedade das NOSSA ruas. Em alguns casos, a imprudência dos motoristas foi apenas UM mais fatores atenuante para a causa de Muitos acidentes ocorridos no município Ness últimos meses. Mas os buracos, certamente, contribuiram de forma relevante para as mortes e mutilações de motoristas, ciclistas e pedestres. 

Para piorar ainda mais êsse cenário desolador, a maioria das ruas consumidas por enormes buracos Não Ele tem iluminação pública, oferecendo riscos ainda maiores para 'bêbados' e 'equilibristas'. 

O objetive deste artigo é alertar os órgãos responsáveis ​​de que a situação precária Pela Qual Passa a sectores de infra-estrutura do município e ameaçador à vida dos cidadãos, que pagam seus impostos e nao recebem em troca investimentos na recuperação das vias públicas. 

E como diz aquela Velha canção: "Chora a NOSSA pátria mae gentil / choram marias e Clarissa no solo do Brasil / Mas eu sei que umha dor assim pungente Não há de ser inutilmente / A Esperança Dança na corda bamba de sombrinha / E em cada Passo dêsse LINHA pode se machucar "...

* Marcos Santos
------------------------------------------------

O povo insatisfeito *

A insatisfação popular em relaçao ao governo do prefeito Maria do Carmo Martins é notória e generalizada. E motivos para Issos Não falta-me, é claro. A gestora municipal tornou-se UMA Pessoa que causa ojeriza ao povo. Ninguem mais acredita nela e NEM na Pessoa que a cercam, sobretudo em seus secretários, Assessors, aliados, bajuladores e afins. O grupo liderado por Maria do Carmo conseguiu UM fato que poucos políticos alcançaram nos últimos anos: a reprovação total do governo Pela sociedade santarena. 

Para medir o grau de popularidade do prefeito, o Jornal Tribuna do Tapajós percorreu vários bairros da cidade e consultou representantes de alguns segmentos na gestão petista e Quai sectores São mais severamente criticados cabelo povo. Taxistas, mototaxistas, comerciantes e associações de moradores, que serve-me de termômetro para avaliar o DESEMPENHO do governo, colaboraram tambem para fundamentar êsse levantamento, que apontou a precariedade das ruas da cidade como o principal motivo Pela descrença da População no governo Maria. A População é alvo de UM mal comum: os buracos. Issos é fato. E UM fato muito revoltante. 

A maioria das Pessoa se queixam da falta de manutenção das vias públicas e culpa a prefeito Maria do Carmo cabelo estado de abandono das ruas da cidade. Taxistas e mototaxistas consultados Pela reportagem forame categóricos e, de forma desapaixonada, informaram que a indignação do povo com o governo municipal é unânime. Até Quem votou em Maria, Hoje Não vê a hora de chegar ao FIM seu mandato. 

Por tudo o que deixou de efectuar, o prefeito mostrou que nao Ele tem competência para administrar Santarém. De certo que em seu primeiro mandato, a cidade acolheu inúmeras importantes obras, projetos e programas sociais, garantindo melhorias em alguns sectores, sobretudo no campo social. No segundo governo, no entanto, Maria Não apresentou o mesmo DESEMPENHO e virou motivo de chacota e piadas por grande parte da População, que sofre de melhorias e respeito. O povo silencia até onde suporta. Mas logo depois, soltar seu grito de liberdade e da Justiça! 

* Da redação

-------------------------------------------------- ------- 


Maria, por favor, pede pra sair! * 

O cenário de caos que se abateu sobre a cidade de Santarém nos últimos meses é preocupante. A negligência administrativa Ele tem causado inumeros transtornos, prejuizos e revolta na População santarena, sobretudo em Quem reside em bairros carentes de infra-estrutura, saneamento básico e iluminação pública. O clima é de incerteza diante da omissão do governo municipal, que FAZ indiferente à dor do povo humilde e desprovido de recursos. Neste período de chuva intensa, dezenas de famílias padecem em meio à precariedade dos bairros, que nao suportam tanto volume de água e lama. A Prefeitura que deveria assumir sua responsabilidade promovendo o BEM estar da População, neste caso, nao o FAZ e tornou-se aliada das intempéries da natureza, dando contribuição de forma relevante Quand constroi obras inacabadas ou mal feitas, causando estragos imprevisíveis, aumentando ainda mais o sofrimento de Pessoa carentes. 

No domingo de Páscoa, por exemplo, dezenas de moradores do bairro do Mapiri, voltaram a convivem com alagamentos, lama e sujeira, provenientes de Uma forte chuva. O que mais revoltou as famílias foi o fato de que no local mais afetado pêlos alagamentos, a Prefeitura, por meio de Uma construtora responsavel por inúmeras obras inacabadas no município e possívelmente envolvida em fraudes em licitação como apontou a Controladoria Geral da União (CGU) , no mês de julho do ano passado, ter iniciado a Construção de Um muro de contenção na orla daquela área para justamente evitar o avanço das águas sobre as residências. A obra em nada contribuiu para amenizar o drama daquelas famílias, ao contrário, causou ainda mais sofrimento e estragos, permitindo que a agua se avolumasse e adentrasse em Imóveis de madeira, destruindo tudo o que encontravamos Pela frente. 

O sentimento de revolta desde entao é predominante entre os moradores. Eles está indignados com o silêncio ensurdecer a prefeito Maria do Carmo Martins, que tem muitas tempo se isenta de seu papel de gestora e nao ampara o povo o Qual o elegeu. 

Maria precisa ter nuca de sua responsabilidade. Fugir Não é o MELHOR Caminho para Quem sempre se autodenominou "Mae do povo". Uma Mae Não desamparo seu Filho, Não deixar ao relento e NEM o maltrata covardemente. 

Prefeito, se a senhora Não Ele tem mais competência para cuidar de Santarém, Peças para sair, passe o bastão, jogue a toalha, desistir, renunciar, apenas Não continue causando tanta dor e sofrimento em Quem UM dia acreditou que votar na senhora, a situação seria BEM MELHOR e menos vilipendiosa.

* Marcos Santos
--------------------------------------------

O presente de Maria para Santarém * 

Durante a programação de aniversário de Santarém, que celebrará 350 anos no mês de junho, o prefeito Maria do Carmo Martins será UMA daquelas anfitriãs nada satisfeita com os atrativos a serem oferecidos a seus convidados para a festa. De uns tempos pra ca, a gestora municipal Ele tem se esforçado e muitas para incluir no calendário festivo algums obra que Posse inaugurar e assim apagar a imagem de desmazelo que paira sobre sua Administração. Tudo esforce Ele tem sido em vao, pobrezinha! 

Como UMA MAE desprovida de recursos para efectuar UMA bonita festa para o Filho, Maria corre da sala para a cozinha tentando arrumar UMA maneira de presentear o povo Santareno com algo que sejão palpável a ôlho de eleitores, ja que ano que VEM teremos eleições municipais e candidato oficial do governo certamente sofrerá por conta do desleixo da companheira. Para o prefeito, pior que nao ter obras para inaugurar durante o momento mais importante do município e ver o seu prestigio junto à População crescerá como rabo de Cavalo, ou sejas, para baixo, e quáse se arrastando na lama dos buracos de ruas precárias, que se tornaram símbolo de UM governo que nos últimos anos tem tratado com descaso e desprezo o povo sofrido e carente. 

Nos 350 anos de Santarém, marco histórico para a NOSSA cidade, Maria do Carmo BEM que poderia presentear as famílias do Porto dos Milagres, no bairro do Uruará, com a entrega do Conjunto habitacional construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) , que tem mais de três anos se arrasta Sem conclusão. 

Outra sugestão para a NOSSA prefeito oferecer como presente à População seria o asfaltamento de ruas que ja receberam recursos públicos, mas que até Hoje encontramo-se completamente intrafegáveis. Ainda ha tempo, porêm, ela dificilmente conseguirá alcançar êsse fato, ja que a Prefeitura Não Ele DINHEIRO para comprar asfalto e as usinas que forneciam o produto para o governo está desativadas. 

Diante da falta de opção da NOSSA gestora em escolher UM presente para comemorar os 350 anos da cidade junto com sua gente, resta UMA certamente agradar a gregos e troianos: a renúncia de seu mandato. Em relação ao povo Santareno êsse é o Caminho que resta a Excelentíssimo prefeito Maria do Carmo Martins tomar. Trata-se de UM gesto nobre, que seria recebido de BOM grau e de todo Coração pêlos moradores de Santarém, que este ano Não terá motivos para comemorar. 

A Câmara de Vereadores tambem pode participar diretamente da festa, contribuindo com a oferta do presente à População: o pedido de impeachment do prefeito Maria do Carmo.

* Da Redação
________________________________


A tragedia de Realengo *

A tragedia de Realengo, Quand UM maluco invadiu UMA escola armado com Dois revólveres e tirou a vida de dozes brasileirinhos, emocionou e causou consternação em todo o país. Enquanto os pais enterravam seus filhos mortos no massacre, a grande mídia buscava entender os motivos que levaram Wellington Menezes de Oliveira invadir UMA escola e efetuar disparos a esmo, ceifando vidas inocentes. Uma semana após Essa tragedia, UMA pergunta ainda perturba pais e Professor: por que as escolas públicas Não oferecem Segurança às NOSSA crianças? 

Êsse questionamento é apropriado e oportuno neste momento. O que aconteceu em Realengo poderia ter acontecido em qualque cidade brasileira. E acontece. Só que em proporções Não tao tragico Quanta ao caso carioca. Nos arredores dos educandários, sobretudo de bairros pobres, a Presença de marginais é constante. Traficantes e viciados aliciam os alunos para o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que impõem inseguranças à Classe estudantil. NOSSA crianças tambem São vítimas do assédio de pedófilos e homossexuais, que Tentamen seduzi-los à prostituição infantil. Não bastasse tudo Issos, em alguns casos, o ensino oferecido é de pessima qualidade. Escolas depredadas, suja e mal conservadas acentuam a precariedade do sectores. 

No Pará, vários São os casos de violência envolvendo alunos da rede pública, que ja forame parar nos noticiários. Em Santarém, por exemplo, existem estabelecimentos de ensino que São alvos das gangues de marginais, que invade salas de aulas para agredir alunos e professor. A escola Richard Hennington, na Interventoria, é UM exemplo de inseguranças que assola nossos educandários. Até Hoje o Estado Não adotou medidas que pudéssem tranquilizar Professor e estudantes, que continuam vítimas do descaso. 

A questao da Segurança Deve ser tratada com prioridade a partir do massacre de Realengo. O Estado precisa assumir a responsabilidade Pela Educação de forma mais abrangente, valorizando os profissionais, oferecendo salários decentes, evitando as greves desgastantes e prejudiciais ao ensino, e, principalmente oferecendo condições do alun estudar com tranquilidade e Segurança, Sem o risco de ser alvo de UM atirador maluco que se tivessemos tido a oportunidade de receber ensino de qualidade certamente jamais cometeria atos Tao atroz.

* Da Redação


O TAC do estádio e da incompetência do PT *

Na semana que antecedeu o jôgo entre São Raimundo e Clube do Remo, cabelo campeonato estadual, o palco da partida, o estádio Colosso do Tapajós, correu o risco de ser interditado. Felizmente, naquela ocasião, Não houvo a interdição. Porêm, de acordo com o secretário de Estado de Obras, Joaquim Passarinho, o local Não oferecia condições adequada para que o jôgo Fosse realizado. Vale lembrar que os trabalhos que estão sendo realizados, a Passos lentíssimos, ressaltem-se, Pela Prefeitura de Santarém em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Já deveríam ter sido concluídos cabelo governo Municipal tem muitas tempo. Essa demora Ele tem causado inumeros transtornos tanto para os dirigentes do clube representante do município na competição, Quanta para os torcedores e para a própria prefeitura. 
No início desta semana, no terceiro-feira, no entanto, veios a confirmação: o estádio estavamos interditado para a realização de qualque evento, inclusive jôgo do Parazão. No mesmo dia, porêm, depois de UMA Intervenção política liderada cabelo vice-governador Helenilson Pontes, o Colosso foi novamente libertado, desta vez por ORDEM do Chefe do Estado, o governador Simão Jatene, que anunciou que o governo estadual se envolveria mais diretamente Ness questao e buscaria cumprir todas as exigências contidas no TAC, evitando novas Ameaças de fechamento do estádio. 

Observa-se, neste caso, a total inoperância, descaso e incompetência do governo Maria, que mesmo tendo recebido os recursos para a Construção da arquibancada e outros itens de Segurança exigidos cabelo MP, nao foi capaz de concluir umha obra tao simples. As alegações e desculpas esfarrapadas dadas Pela Assessors de Esporte e Lazer, Rita Peloso, ja Não convence a mais ninguem. Êsse estratagema Já é comum nesta Administração, que inicia obras e deixar inacabadas, acentuando sua incapacidade em gerir a máquina pública. 
Ele tem sido assim desde o início do mandato do prefeito Maria do Carmo: PAC Uruará e Mapiri, parque da Vera Paz, Terminal Fluvial e Fernando Guilhon, alem de muitas outras obras que Ele tem o símbolo do descaso. E será assim até o FIM de seu governo. 

Ainda BEM que ela Não Teve que construir UM estádio novo, pois se tivessemos ...
* Da Redação.
________________________

O Rei é Pop
José de Souza Júnior *
Poderia utilizar-me de um outro título: o discurso do rei. Alem de ser UM filme premiado e em cartaz por algums salas no Brasil, êsse título causado ciúmes num verdadeiro ex-presidente. E por falar em filme que levou o Oscar, no ano passado foi: guerra ao terror. Quem sabe seria UM BOM comece artigo. Porêm, o ciumento da vez NEM sabe de minha existência. Talvez NEM da sua que você lê agora. Assim como Não souberam da existência deles Ness dias. Assim, comecei meu artigo desta semana com "o rei é pop" é de certa forma UMA analogia com UMA música - de Engenheiros do Hawaii - "o papa é pop". O que se trata de outra Coisa. Possuia UMA letra da música Carregado de reflexos e VEM mostrar que comecei a sociedade do pop. 

Doravante, o rei pop da vez é Barack Obama. E o "disparo" talvez viesse do ex-presidente Lula. O que é Sem dúvida ímpar na história deste país. Ou sejas, Quem pensou que o primeiro de Janeiro os verbetes, as alucinações gramaticais, as comparações futebolísticas ea falta de coerência acabariam naquele dia, novamente se surpreendeu. Por incansavelmente comparou seu governo com o anterior e Hoje Não quer ser comparado com o novo governo. O ex-presidente esteve mais para Colombo ou Cabral, de acordo com seus desejos. Pensando em sair do poder como Getúlio Vargas. Sempre abrindo a boca para falar na frente das cameras e pegando o passaporte fora delas. Mas, só o tempo irá responder o que foi o governo Lula. 

Quand o presidente dos EUA pisou em solo brasileiro, só faltou a ele o tradicional beija o chão. Com todo respeito, mas vindo deles eu Não me espantaria. Por outro lado, alguem deveria estar escondido pensando: êsse desejo é meu. E talvez em breve para o "disparo" de mais UM verbete. O presidente Obama Não descobriu os EUA, o que coube a ele foi redescobrir a internet. O Qual tornou-se pop na Campanha eleitoral e UM governante Sem sal no dia-a-dia. Então, ele procurou mudanças e em período de crise. Logo, é UMA ousadia dizer que FAZ pessima Administração. Entretanto, ele foi mais UM presidente estadunidense a tambem perder nas urnas durante seu governo. 

No Brasil balbuciou diante de um microfone. Soltou elogios. Recebeu aplausos. Sorriu. Tirou fotos. Por FIM, deu UMA de UM rei visitando a sua colônia queridíssima. E depois vá embora. Hoje Quand os EUA é aquele pai no FIM da idade que, durante a vida toda rejeitou os filhos e, nos procura para abraçar. Vem falar de efectuar elos. Sobretudo, excitar UMA economia que nao anda BEM das pernas. Agora Não sei lhe dizer se vivemos a época de ter presidentes eleitos com quebra de tabu ou a democracia ficou mais democrática. Porêm, Essas personalidades Não antes eleito São muitas boas para falar diante do microfone. Fica aqui UMA sugestão de colocar UM microfone em seus gabinetes. 

Depreende pensando que para ser eleito precisa ser pop. Exceto Sarney e Cia Ltda. E por falar no presidente do Senado, é compreensível porque NOSSA governo sempre dá mérito a governos de ditaduras. Afinal seria incoerente querer puxar "múmias" de outros tronos enquanto Não fazemos o Dever de casa. Contudo, a visita de Obama é UM marco na história deste país. Um presidente negro subindo a rampa do planalto e UMA presidente a seu lado, a história eo tempo responderão a atual democracia. Enquanto o presente cria fachadas de pau e circo. O que o social transformou a NACA. O que são os MELHOR e exemplos para todos. De que somos pop.

* É articulista do blog 

__________________________________________________________
Carta aberta aos estudantes da UFOP e à sociedade Santareno 

Ib Sales Tapajós *
É latente a ausência de democracia na Universidade Federal do Oeste do Pará, desde sua criação oficial, em outubro de 2009 O reitor da UFOP foi indicado de forma unilateral cabelo Ministro da Educação; Não temos até Hoje UM Conselho Universitário, formado por representantes das três categorias (estudantes, professor e técnicos); todas as decisões importantes São tomadas apenas cabelo Reitor e sua equipe - inclusive a implantação da 'nova' estrutura acadêmica, que inclui, dentre outros aspectos, o CFI, bacharelados interdisciplinares e licenciaturas integradas. 

Existe anos o movimento estudantil e os movimentos sociais VEM tentando dialogar com o corpo dirigente da Universidade, no sentido de instaurar UM Processo democrático na instituição. Inclusive apresenta UM PROJETO alternativo para a UFOP, intitulado "A Universidade que queremos". Entretanto, a maioria das iniciativas NOSSA Não obtevo sucesso. A Reitoria é absurdo aos nossos clamores e, ao invés de abrir espaços públicos de discussão, prefere se pautar em atitudes autoritárias, reprimindo e intimidando os estudantes, professor e funcionários que ousam discordar do PROJETO (im) posto pêlos donos do poder. 

É dentro dêsse contexto que desenvolvemos o ATO público do dia 18 de Março de 2011, durante a aula magna no auditório do Hotel Amazônia Boulevard, conforme deliberado na Assembleia Geral dos estudantes do dia 17 de Marco. NOSSA principal bandeira levantada na ocasião foi: Democracia / direta ja! Afinal de contas, a comunidade acadêmica Ele tem o direito de escolher o seu reitor e de decidir Qual o modelo acadêmico MELHOR atende aos seus anseios, dentre outras questões. 

De fato, o momento em que interrompeu a programação da Reitoria Não foi a mais adequada. Aliás, nao era a NOSSA Essa intenção. Entretanto, foi o único Caminho que encontramos para nos efectuar ouvir, ja que os membros da Administração negaram a nós o direito de falar no evento - UMA atitude claramente autoritária, a exemplo de Não terem convidado o DCE [entidade máxima dos estudantes da UFOP] para compor a mesa de abertura da aula magna. 

A Universidade é, por excelência, Um Espaço de produçao de conhecimento e debate de idéias. Portanto, nao podemos admitir Essa ditadura do pensamento único, em que a única voz autorizada a se manifestar é a da Reitoria. Precisamos defender a plena liberdade de expressão eo amplo debate público de todas as questões pertinentes à UFOP. O reitor Não quer Issos, mas nós lutaremos sempre para que todas as vozes sejam ouvidas na NOSSA Universidade. Nunca nos calarão! 

Por outro lado, é importante ressaltar que a falta de diálogo da Reitoria com o movimento estudantil Gerais vários efeitos negativos para a vida de todos os estudantes. A ausência de Uma política séria de assistencia estudantil é umha prova diss. Nunca constou no PROJETO oficial da UFOP a Construção de Uma Casa do Estudante, para abrigar acadêmicos oriundos de outros municípios. Um Restaurante Universitário sequer é cogitado cabelo Sr. Seixas Lourenço. A estrutura física da NOSSA Universidade - salas de aula, bibliotecas, laboratórios, etc - Deixa muito a desejar. Além disso, as inúmeras dúvidas sobre o funcionamento do CFI nunca São respondidas satisfatoriamente Pela Administração (o caso do Índice de DESEMPENHO acadêmico - IDA é emblemático Ness sentido). 

Por issoo tudo, é extremamente importante que o corpo estudantil da UFOP esteja sempre ligado, de modo a reivindicar com eficácia suas exigências fundamentais. Não podemos nos render ao discurso maquiavélico de alguns sectores que Tentamen colocar estudantes contra estudantes. Todos nós, 'calouros' e 'veteranos', fazemos parte de umha mesma categoria: os estudantes da UFOP. Possuímos as mesmas demandas, sofre dos mesmos problemas, temos Sonhos e aspirações semelhantes. E, o que é mais importante, todos nós almejamos UMA universidade pública de qualidade, que cumpra os desafios sociais que o povo da Região espera; que contribuem para o verdadeiro desenvolvimento da Amazônia, produzindo UM conhecimento socialmente útil para a maioria da População. 

Como dizia o grande poeta Carlos Drummond de Andrade, Não nos afastamos muitas, vamos de maus dadas, construir a Universidade que queremos! 

* Coordenadora Geral da UES


Editorial
Dizem que o ano no Brasil só comecei mesmo depois do carnaval. Pois BEM. Passado o período de festas, o povo espera com grande ansiedade que os governos (municipal, estadual e federal), enfim, deem início ao novo ciclo administrativo visando melhorar, em todos os aspectos, o funcionamento da máquina pública em favor do cidadão brasileiro. É o mínimo que se espera dos governantes e legisladores, que passaram os últimos meses tentando seus interêsses políticos e pessoaes. Foi assim na eleição de 3 de outubro com a vitória de alguns candidatos 'limpezas' e na votação na Câmara Federal do aumento dos salários dos parlamentares, equiparados aos vencimentos dos ministros. Em Assembleia estaduais, os deputados tambem se deram êsse agradinho. Está tudo, portanto, com os bolsos cheios. 

A População assistiu a tudo passivamente, Acreditando que, depois que eles, os políticos, resolvessem suas pendenga pudéssem trabalhar pelas Pessoa que os elegeram. A hora, portanto, é a cobrança eo cidadão precisar adotar umha postura mais radical no sentido de efectuar valer seu voto e, de umha vez por todas, entender que o governador, deputado, senador e presidente da República São servidores do povo, trabalham para o povo e cabelo povo. Seus salários São pagos cabelo povo. É hora dêsse gente bronzeada e omissa mostrar seu valor. 

Os maus políticos e os maus gestores só se perpetuam no poder Grace à negligência da sociedade, que nao participa mais diretamente nas decisões tomadas pêlos governantes e, de algum forma, contribuíam para que os atos falhos dêsse corja passem despercebidos por todos. As mudanças só ocorrem de forma real Quand a População aprende a cobrar e fiscalizar os administradores públicos e, neste sentido, a Pessoa comuns ainda nao aprenderam a lição de casa, mesmo diante de tantos casos escandalosos que se tornaram públicos Pela grande imprensa e que se Já bastariam para umha revolta popular. O que nao é a NOSSA caso. 

NOSSA papel como cidadão é fiscalizar as ações governamentais e exigir que nossos legisladores, sobretudo vereadores e deputados, cumpram sua funçao e nao sejam cúmplices de prefeitos e governadores bandidos. O povo DEVE exercer o seu poder que só emana em épocas de carnaval e jôgo da seleção. Os tempos São outros. 
Opinião: Amigo do poder e amigo das leis *
José de Souza Júnior *

Ao olharmos os noticiários Não percebe muitas diferenciamos caso venhamos comparar com anos anteriores. Doravante, o cenário político internacional propôs cenas Não Tao acostumadas aos nossos ôlho. Ditadores caindo. Menção com certa relevância cabelo fato de eles serem presos do cargo por civis. É o povo que vao as ruas verde e pedem que ele saia. Diferentemente de outros governos e senhores que preferem a guerra. Pedem a benção de Deus e disparam misseis em mulheres, crianças e Trabalhadores. E por que tudo Issos acontece no oriente e naquela Região tudo agora? 

A resposta pode ser a mesma em vários canais de Televisão como pode ser heterogênica entre os analistas. Portanto, o que venho dizer é o fato econômico. Não existe inimigo maior do que a economia para derrubar UM governo e até mesmo UM sistema político implantando em tal sociedade. A experiência de regimes autoritários nunca São BEM vindas. Por outro lado, o regime democrático implantado fio EUA é sempre complicado, e, sobretudo traumático. Sem contar que o Oriente é UMA civilização de eternos conflitos. Nasc e morar aqui e quer falar sobre umha realidade tao diferente é UMA audácia. 

Porêm, falar de NOSSA própria política é umha audácia. Posse querer resumir dizendo que somos latinos e Issos nada funciona ou que tudo está errado. Temos UMA democracia e políticos sagrados nas urnas cabelo próprio povo brasileiro. Contudo, Prestige Senhora e senhores hilários Quand poe a mao no poder. Como diria UM professor: vendem até a mae eo pior que entregam tambem. E assim vai funcionar. É preciso apenas chegar ao topo e organizar seus desejos. Eu Hoje, Não duvidaria a capacidade de alguns senadores em mudar a soma de Dois mais dois. Ou sejas, para NOSSA Congresso é possivel Dois mais Dois dar cinco para eles e três para nós. Como me pode efectuar? Só sendo eleito senador para saber. 

Depreende o pensamento que mesmo após UMA Revolução Francesa - onde Não foi umha luta de UM rei ou de UM segmento religioso -, e 11 de setembro - que bastou ser reunidos em pequenos grupos mesmo para causar UM ataque -, a sociedade vai se mexer Numa crise econômica. É umha crise econômica que elege-se UM Obama. Para nós brasileiros Não quer dizer que estamos perdidos. Afinal, por aqui umha crise econômica está distante, principalmente agora que o salário mínimo passou para quinhentos e quarenta e cinco reais - prefiro a forma extensa, sempre representa maior do que três dígitos. E porque Coisa assim acontecem aqui? Simples: os amigos do poder e, em seguida amigos da lei.

* Graduado em Filosofia e pesquisador político
js_junior@yahoo.com.br


Uma bosta de treinador *
Prepotência, arrogância e incompetência. Essas forame as três e únicas principais virtudes mostradas cabelo ex-técnico do São Raimundo, Sebastião Rocha, demitido no domingo passado logo após o jôgo contra a Tuna Luso, cabelo campeonato paraense de Futebol, durante sua estada em Santarém. 

O técnico carioca caiu em desgraça junto aos torcedores após protagonizar episódios lamentáveis ​​e censuráveis ​​durante o exercício de sua profissão. Parte dêsses ojeriza criada cabelo torcedor Santareno DEVE-se à sua vasta 'experiência' como treinador, que culminou, de entrada de vez, no retorno do time à última Divisão do campeonato brasileiro e sua decadência no Parazão. 

Rocha pode ser apontadas como UM dos principais culpados cabelo fracasso da equipe em ambas as competiçoes. Os demais responsáveis ​​cabelo declínio alvinegro São seus próprios dirigentes que apostaram na contratação de UM Profissional, que nao mostrou respeito com o maior patrimônio do clube: sua torcida. 

Desprovido de ética Profissional, Sebastião Rocha ofendeu com palavras-imorais e impublicáveis ​​os profissionais da imprensa santarena, que assim como a torcida, sempre deu apoio e incentivo à equipe alvinegra, independente de sua posição no cenário Esportivo paraense e brasileiro. 

Sebastião Rocha foi infeliz, autoritário e antiético Quand reuniu seus comandados e passou a eles o que pensavam dos Jornalistas, que diariamente Fazemo a cobertura do dia a dia da equipe. Tambem confidenciou a seus pupilos o sentimento que nutria por alguns cartolas do clube, que, para ele, nao Ele tem comando e NEM idéias aproveitáveis. Tião, como tambem é conhecido o treinador, achava-se esperto demais, porêm, Não contava com o flagrante feito Pela imprensa, a Quem tanto odiava. 

Aqui se FAZ aqui se paga!

O ex-treinador, graduado em Educação Física e pós-graduado em treinamento futebolístico, por onde passou sempre foi preterido Pela diretoria dos clubes, que buscavam por treinadores mais gabaritados e acostumados a conquistar títulos. 

Rocha era apenas UM técnico tampão, dêsses que só serve-me para esquentar o banco de UM treinador renomado, experiente e educado, que mesmo sofrendo críticas de comentaristas, cronistas esportivos e afins, sabe se posicionar diante de situações que possam colocar em xeque seu caráter e personalidade como Profissional. Rocha Fez exatamentes o contrário e manchou seu 'vasto' currículo. 

Sebastião Carlos da Silva Rocha certamente nao é muitas lembrado pêlos torcedores dos clubes por onde passou. Porêm, Pela torcida santarena, ele jamais será esquecido.

* Da Redação


Modelo acadêmica da UFOP: Sucesso ou tragedia?
Por: Ib Sales Tapajós * 
Ao término do dia de ontem (09 de Fevereiro de 2011), Um resultado desolador incomodava (e muitas!) Os dirigentes da recém-criada Universidade Federal do Oeste do Pará: das 1.150 vagas oferecidas no primeiro Processo seletivo da instituição *, apenas 25% delas forame preenchida na habilitação - ATO que precede a matrícula Numa universidade pública. 

Êsse resultado pífio contrasta com as manifestações ufanista da Administração Superior da UFOP Quand da divulgação do total de inscritos para o Processo seletivo 2011: 17.585 candidatos. Um número deverás elevado, que foi usado como argumento para defender o "Sucesso" do modelo acadêmico "inovador" implementado unilateralmente Pela gestão do reitor pró-tempore José Seixas Lourenço. 

Veja-se ness sentido o discurso do Prof Rodrigo Ramalho, pró-reitor de ensino da UFOP: "Estamos muitas feliz com êsse resultado. Superou todas as expectativas NOSSA, pois esperávamos por volta de 10 mil inscritos. Issos mostra que a Universidade Já começa a ter boa aceitação entre os estudantes, pois êsse 17.585 inscreveram-se na UFOP e nao em UM curso específico "(Jornal da UFOP, Edição de Lançamento, Dezembro de 2010, página 4). 

Ocorre que o pequeno número de habilitados nos force a questionar o "Sucesso" da estrutura acadêmica da Universidade. Tudo BEM, será realizado outras chamadas para habilitação, na famosa "repescagem" (ainda nao se sabe quanta). É possivel inclusive as 1.150 vagas sejam preenchidas. E espero que assim o sejão. No entanto, no atual momento, é fundamental haver crítica e autocrítica sobre a forma como a UFOP VEM dando seus primeiros Passos. Apesar de a Reitoria do Sr. Seixas Não estar efetivamente aberta ao diálogo, Um debate sério precisa ser travado na comunidade acadêmica e na sociedade do oeste do Pará: o atual modelo acadêmico é realmente o que queremos e precisamos? 

Ao contrário do que afirma o pró-reitor de ensino, o número de inscritos no Processo seletivo Não guarda correspondência com a aceitação da estrutura acadêmica da UFOP **. Prova diss é que Muitos dos inscritos sequer entendiam como se dará na prática o funcionamento dêsses modelo. As dúvidas São constantes inclusive entre os calouros habilitados. Não forame raros os casos de estudantes recém-aprovados que indagavam pêlos corredores que teriam de efectuar para chegar ao curso que desejavam. 

E Muitos dos que passaram a entender o funcionamento da estrutura acadêmica da UFOP desistiram de ingressar na instituição. Issos porque compreenderam que teriam de pássaros por mais Dois processos de disputa de vagas dentro da própria Universidade, a fim de chegar ao curso almejado. 

Para ser mais claro: se o candidato X é aprovado na UFOP e no mesmo período consegue bolsa integral Numa instituição privada através do Prouni, ele tenderá a optar por esta última, umha vez que, na UFOP, a vaga no curso almejado Não estaria garantida . O mesmo raciocínio é perfeitamente cabível para o estudante que obtevo Sucesso no Processo seletivo da UFOP e no de outra universidade, federal ou estadual. 

E Qual a razão dêsse "fuga"? Medo do "novo"? Com certeza Não. A causa central é a competição dentro da Universidade. O estudante que deseja ingressar no ensino superior precisa de UM grande período de preparação, tanto para os vestibulares Quanta para o ENEM. Período que, via de regra, é desgastante, estressante e, para alguns, até traumático. O grande problema é que na UFOP Existe UM "vestibular" prolongado, que se dá na passagem do CFI para o instituto e na passagem deste para o curso de graduação. NEM tudo está dispostos a pássaros por Issos novamente. Por issoo a UFOP é a última opção de boa parte dos vestibulandos. 

Diante dêsse realidade inquestionável, os dirigentes da NOSSA Universidade do Oeste insistem no discurso da "meritocracia", afirmando que a competição é importante e saudavel. Pode até ser, mas na lógica do mercado, e nao na lógica de entrada de universidade pública federal. Nesta, o objetive central é a produçao e difusão de UM conhecimento crítico e voltado para o atendimento das necessidades da População. Os acadêmicos Ele tem de ser colegas, e nao adversários; precisam caminhar Juntos na Construção do conhecimento, e nao ficar disputando Quem vai puxar a MELHOR nota - infelizmente é isso que vai acontecer com o atual modelo acadêmico-curricular. A lógica "meritocrático" aplicada na Universidade terá, indubitavelmente, Um efeito catastrófico. 

Outros fatores que contribuiu para a Não-habilitação de Muitos candidatos aprovados é a ausência de Uma política séria de assistencia estudantil. Muitos dos aprovados São de outras cidades do Pará e, para estudarem na UFOP, precisariam de recursos Hoje Não São disponibilizados Pela Universidade. Não temos UM Restaurante Universitário (RU) e NEM UMA moradia estudantil (Casa do Estudante). Dêsse forma, o estudante proveniente de outro município, cuja família Não possuir renda consideravel para mantê-lo em Santarém, fica impossibilitado de desenvolver seus estudos na UFOP. 

Tivemos conhecimento do caso de alguns alunos que, ao serem aprovados na UFOP, vieram para Santarém Acreditando que a Universidade lhes daria UM suporte material mínimo. Depois de conhecerem a verdade, acabaram desistindo e voltando para suas cidades de orígem. Essa situação é triste e deveria receber atencao especial dos dirigentes da Universidade. Entretanto, a atual concepção de expansão do ensino superior adotada cabelo Governo Federal, e defendida Pela Reitoria da UFOP, privilegia a quantidade de vagas criadas, em detrimento da qualidade. Em outras palavras-, a expansão acontece de qualque jeito, Sem se garantir a estrutura e os recursos necessarios para as vagas oferecidas. 

Diante de todo êsse cenário, a conclusão a que se chega é que muitas Coisa precisa ser repensado na UFOP. Em especial a estrutura acadêmica, que Ele tem de ser debatida democraticamente com a comunidade acadêmica e com a sociedade em Geral. O atual sistema autocrático de gestão da Universidade, em que o Reitor decide sobre tudo e sobre todos, dá sinais claros de falência e precisa urgentemente ser substituído por UM sistema democrático e participativo, onde todos tenham voz e vez e possam contribuir na definição dos rumos da instituição. 

Caso contrário, estaremos desperdiçando o enorme potencial da Universidade Federal do Oeste do Pará. E muitas fácil prever as consequencias negativas disse, ja que a UFOP é o principal PROJETO de desenvolvimento social em execução na Região nos últimos anos. Mas para que ela efetivamente cumpra seu papel na Região, muitas Coisa precisa mudar. Eis o grande desafio NOSSA: (re) construir umha Universidade no interior da Amazônia. 

* Ib Sales Tapajós é acadêmico de Direito da UFOP, militante do coletivo estudantil Romper o dia! e coordenador Geral da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES). 

________________________________ 
O novo e tradiçao *

Longo de Minas e das boas tradições mineiras, a presidente Dilma Rousseff continua a rotina que revela o mais profundo ensinamento de seu estado natal: trabalhar em silêncio! Em seu primeiro mês de governo, constatamos a mudança de foco na gestão presidencial, passando da Origem das greves barulhentas para o anonimato das ações e planos clandestinos. Na condução de seu país, cada presidente revela a sua Origem, sua formacao, desde a Velha República até os dias de Hoje. 

En Dilma Rousseff duas escolas políticas se encontramo. A boa convivência mineira eo determinismo sulista. Uma a temperança; outra, tempestuosa. É, verdadeiramente, umha boa fusão. Nós dois casos, encontramos o nacionalismo em Artur Bernardes e Getúlio Vargas. Identificamos traços em seu discurso dêsse conduta política. 

Gerente, com modos de exigente, muitas se espera da presidente, sob o olhar atento de toda a NACA, com a fria análise de UMA visa feminina. É preciso arrumar a casa, colocar as contas em dia, programar as viagens, levar os meninos para as escolas, marcar o médico, cuidar do Jardim, limpar o quintal, conferir a faxina, separar o lixo, economizar na conta de água, luz e telefone, chamar o bombeiro e cuidar do futuro do país. Ser UMA grande Mae, depois de decaídos pais. 

O povo brasileiro quer sempre abraçar, agradecer, festejar. A presidente Não pode errar, pois pesa sobre ela o preconceito esquecido no congelador, depois de entrada de generosidade imensa, que precisa ser correspondida. Lula quebrou o ranço que se nutria contra os que nao forame ungidos, contra os que emergiram nos duros Processos democráticos. Dilma terá de consolidar Issos, pois seu Sucesso é a consagração de UM Processo inédito no Brasil republicano. 

A soberania de UM país é UMA postura que VEM de dentro para fora. Primeiro a soberania da gestão, dos cargos públicos, da política financeira, dos investimentos sociais, da relaçao entre os poderes, do determinismo político, da mentalidade de governo e da Visa de UM país e do mundo. Depois, a independência nas escolhas internas e externas, da autodeterminação encarnada. 

Até BEM pouco tempo, Essa conduta era impensável para o Brasil, o que foi fruto de anos e anos de controle externo, espoliações e submissão. Iniciamos UM Processo austero, mais condizente com NOSSA grandeza frente ao mundo, construindo UMA respeitosa relaçao com o resto do planeta. Issos tudo reflete em NOSSA economia, na credibilidade internacional, no credenciamento de entrada de NACA que progride e se desenvolve e, principalmente, na valorização de seu povo. 

Atentos e serenos, acompanhamos os primeiros dias de UM novo governo. Nos bastidores, as velhas disputas Não por cargos, mas sim por comissões, como UM problema que precisa ser enfrentado e extinguido, dentro de Uma antiga prática que conheçe como fisiologismo. O Brasil Não suporta mais Issos. É preciso interromper êsse Processos viciosos, que fazemo NOSSA país e NOSSA política menores e piores. 

O novo Não é apenas o cabelo comece. Só por Issos, seria mais seguro a continuidade. Ele é mais por umha nova postura, Um novo olhar, umha nova mentalidade. E êsse novo que Assent sobre a imagem da primeira presidente eleita do Brasil. É êsse novo que mais de 190 milhoes de almas brasileiras esperam. 

* Petrônio Souza Gonçalves Jornalistas e escritor 
www.petroniogoncalves.blogspot.com

Santarém em estado de alerta por causa de chuva * 

Definitivamente, o inverno amazônico chegou à Região e promete ser UM dos mais rigorosos dos últimos anos. Nas duas últimas semanas, o volume de agua que caiu sobre a cidade deixou ruas inteiras alagadas e causou transtornos e prejuizos à População. Neste período, os temporais incessantes São comuns. Basta chover por quase uma hora para que toda a estrutura precária das vias públicas fique exposta. E São tantas as falhamos. Diante deste cenário UMA pergunta se torna pertinente neste momento: onde esteve eo que Fez o governo municipal nos períodos de seca intensa que tambem causou aflição à População? Nada. Absolutamente nada foi feito para melhorar a infra-estrutura da cidade, que nao suporta a quantidade de Água pluvial que chega com toda a forca e destroi as Já acabadas vias públicas de Santarém. 

A falta de empenho da Administração pública do município é UM dos principais fatores cabelo caos causado à sociedade em dias de chuva. Evidentemente que a estrutura da cidade Não foi obra do atual governo, mas seria Dever Dê observar ano após ano, as principais carências neste sectores e aplicar investimentos que trouxessem Segurança à População. Issos Não ocorre. E dificilmente vai acontecer, ja que estamos a falar de umha área cuja complexidade está alem da capacidade administrativa dos atuais gestores. Não Fosse assim, certamente, que neste período de forte chuva, os moradores Não teriam suas residências invadidas Pela lama e sujeira, trazidas pelas enxurradas. 

Tem, por toda a cidade, inúmeras áreas de risco, onde famílias se abrigam de forma improvisada, Sem Segurança e Sem Nenhum tipo de assistencia governamental. A tragedia causadas pelas chuva ocorrem em maior escala em cidades onde os governantes ignoram necessidades dos moradores e evitam levar melhorias às comunidades mais carentes. Santarém corre o risco de sofrer UMA tragedia de grandes proporções como ocorreu na Região Sudeste do país recentemente? Alguns especialistas dizem que nao, outros, porêm, afirmam que toda tragedia traço em sua proporção dor, sofrimento e impunidade, sendo este último, o principal fatores pelas ocorrências que ceifam vidas inocentes. Pêlos próximos dias ainda teremos muitas chuva, mas enxurrada, muitas sujeira e lama.

* Da Redação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço